Sergio Sandeers
A alegria contagiante de Thiago Comédia
20 anos de carreira deste comediante hilário
Thiago Comédia em cena no Teatro!Thiago Comédia é? Uma comédia! Lembra a letra da música do Circo:
"AlegríaCome un lampo di vitaAlegríaCome un passo gridarAlegríaDel delittuoso gridoBella ruggente pena, serenCome la rabbia di amarAlegríaCome un assalto di gioia"
Onde a letra diz, alegria... como um raio de vida, alegria! Pois Thiago se propõe há 20 anos levar alegria as pessoas e transformou isso na sua profissão de ator!
Thiago Alves Florentino mais conhecido como Thiago Comédia tem 37 anos com corpinho de 57 e o pique de um adolescente de 17... é ligado no 220 volts, elétrico. Tem pique para absolutamente tudo. Sua semelhança com o apresentador de TV - Luciano Huck é imensa. "Não sei se isso é bom ou ruim, só sei que meu nariz chega antes de mim na conversa", resume Thiago, rindo de si mesmo. E já emenda uma pergunta... "Rir é um remédio?" E ele mesmo já acena com a cabeça, rir... é terapêutico, mexe com o corpo, com o diafragma, solta os ombros, relaxa, desopila o fígado!
Com 21 anos de idade Thiago já estava formado em Educação física e quase não atuou nesta formação, pois a comédia o levou até o Festival nacional de piadas do Tom Cavalcanti, e lá Thiago ganhou um carro zero km. "Me senti prestigiado, como se eu precisasse realmente ganhar algo para que optasse pela carreira de ator, aquele prêmio foi um sinal de que a carreira estava promissora", relembra.
Natural de Belo Horizonte, do signo de áries, Thiago é de família de artistas. "Toda minha família é de artistas, porém não de formação e sim de animação"!
O pai de Thiago, Sr. Irineu Florentino foi a grande inspiração para a entrada no teatro, "meu pai é um palhaço, fala alto, gesticula, contagia quem está por perto, lembra até comédia pastelão. Tem 80 anos e energia de menino de 10". "Minha mãe Luzia Alves é humilde, carismática, conversa com plantas, dá papo para qualquer um na rua, me lembra a Dona Neném da Grande Família", emociona-se Thiago ao relatar.
Thiago completa neste 2026 exatos 20 anos de carreira e recebe esta matéria como grande homenagem a sua trajetória. " Estou nesta jornada tem 20 anos, 20 anos de lutas, de remar contra a maré, de esforço diário, meu objetivo sempre é o mesmo: levar a alegria a um mundo cada dia mais difícil", destaca. Thiago vive de arte e isso já mostra como ele é um vencedor neste Brasil que não dá valor e crédito necessário ao meio artístico. "Eu era goleiro quando adolescente e meu objetivo era virar esportista, porém só tinha 1,60 de altura e isso influenciou na minha decisão de entrar no teatro. Lá eu poderia ser goleiro, ser comediante, fazer TV, rádio, fazer comercial, isso me deu muita esperança, a arte é essencialmente esperança".
A principal característica de Thiago é a sua enorme irreverência frente ao público, ele cria situações de pontes entre o seu texto e o público gerando enorme conexão, isso se chama Slapstick em inglês e vem da tradição da comédia pastelão, onde o foco é o aspecto cômico do cotidiano, gerando situações de sátiras do absurdo, do exagero e de entretenimento, resultando em riso solto.
Vamos a uma seção de perguntas da redação ao Thiago:
Quem te batizou Thiago Comédia?
"Quando fui criar meu site, não tinha disponível meu nome real, Thiago Alves, aí o programador de site brincou, tem disponível Thiago Comédia, vai querer? E aí o nome pegou... nome artístico, chique".
Nos conte um momento marcante da sua carreira?
"Durante estes 20 anos foram vários os momentos marcantes, porém destaco atuar junto aos integrantes originais da Turma do Chaves, Carlos Vilagran, o Kiko e o Edgar Vivar, o Sr. Barriga. Fizemos uma turnê nacional, imagina eu que cresci assistindo no SBT estes monstros sagrados, estar ali junto à eles, fazendo comédia, foi uma sensação impagável"
"Outra situação marcante foi a pandemia, pior momento para quem vive de arte, de público, de estar no teatro. Meu filho Lucca tinha apenas 4 meses nesta época, eu não tinha trabalho, não conseguia ver luz no fim do túnel, porém a energia de um filho abre portas e janelas, que te levam para outras fontes de renda e outros, trabalhos, aí fui fazer propaganda automotiva".
Como é estar no teatro?
"De todos os meios de entretenimento o teatro é o que eu mais gosto! Realmente é divertido. Lá no teatro eu posso ter tido um dia super complicado, estressante. Aí eu chego, abrem as cortinas, eu vejo o sorriso, escuto o público. É afeto, é afetuoso. É uma energia que alimenta.. eu adoro essa interação, meu show sem interação, não existe"
Como é gravar comerciais automotivos?
"Estou neste segmento publicitário desde a pandemia. Veja como são as coisas, quando eu achei que não havia muita perspectiva para o ator, Deus me revelou este dom, eu realmente me identifico em estar ali, mostrando os carros, é natural, espontâneo e está dando muito certo. O público assiste, como divertimento e acaba gostando do conteúdo e comprando o carro. É algo muito interessante. A força do digital, da TV do Carro é imensa, as pessoas realmente surfam com o controle de tv, e acabam parando no Canal do Carro e veem atentamente eu falar das concessionárias, das lojas de varejo, isso é muito interessante mesmo, um endomarketing"
Você gosta de morar em Belo Horizonte?
"Eu amo BH, minha cidade. Aqui esta minha familia, os meus amigos, meu trabalho, meu público. O mineiro é simpático, agradável no trato, acolhedor. Eu viajo o Brasil todo com meu show e teatro, porém quando eu volto para BH, o coração bate forte. É o gostinho do café e aroma do pão de queijo".
O que você costuma fazer quanfo não está trabalhando?
"Eu fico o máximo de tempo com a minha família, meu alicerce, minha base. Minha esposa Marina, meu filho mais velho Lucca e o mais novo Davi. São o que eu mais amo nesta vida. Costumo jogar bastante vídeo game, assistir bastante filme com direito a pipoca. E ver as crianças brincando, como crescem tão rápido".
Quais seus planos para 2026?
"Meu plano principal é continuar na comédia. Levar alegria ao povo. Continuar no teatro sem deixar enfraquecer meu trabalho principal, o riso! Eu trabalho para o riso. É isso. Em comemoração aos meus 20 anos de carreira pretendo estrear um novo espetáculo de comédia. Também pretendo no setor de comerciais de TV, inovar, juntar: humor, riso, tecnologia ao segmento automotivo, vem muita coisa boa por ai, aguardem".
Deixe uma mensagem ao público da Salto e aos seus fãs!
"Quero agradecer de coração a todos que já foram me assistir no teatro. De verdade, um beijo em cada um. Sou eternamente grato à vocês que saem de casa, em dia chuvoso para ir lá rir comigo. Ao público desta saborosa revista Salto quero dizer que venham me assistir no teatro, rir comigo. Me sigam na TV do Carro, nas redes sociais, me mandem um direct, me marquem nas fotos, eu adoro interagir. Um grande, enorme abraço à todos vocês, Deus abençoe grandemente. Muito obrigado revista Salto, sou enorme fã do trabalho de vocês"
Sigam @thiagocomedia nas redes sociais




COMENTÁRIOS