Quanto custa uma franquia de cafeteria? Veja valores

Bebida mais consumida no Brasil depois da água, segundo dados da Organização Internacional do Café (OIC), o café faz parte da rotina de muitos brasileiros. De acordo com a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), o país é o segundo maior consumidor de café do mundo.
Se mais do que consumir o produto você pensa em faturar com o insumo, as franquias de cafeteria podem ser um caminho. Seja com foco no café ou com um menu mais variado, indo até mesmo além do segmento de alimentação, as redes do setor oferecem modelos de negócios e investimentos variados para quem pensa em empreender com café.
Nesta matéria você verá informações sobre as seguintes redes:
Mr. Black Café Gourmet
Mr. Fit
Momento Bendito
La Bolaria Artesanal
Kapeh Cosméticos e Cafés Especiais
Le Petit Macarons
Justo Café
Café Cultura
Lavô
Boulangerie Carioca
Em um mercado com muitas opções e, portanto, grande concorrência, investir com cautela é fundamental. Daniel Bernard, fundador da NetplaN Consultoria, ressalta que diferentes fatores podem influenciar o sucesso de uma cafeteria e devem estar no radar do empreendedor, tais como:
Prazo de retorno de investimento: mesmo em investimentos reduzidos, é necessário analisar com atenção o prazo de retorno do investimento para considerar se vale aportar capital no negócio. Para isso, mais do que olhar documentos indicados pela franqueadora, o especialista recomenda buscar formas de confirmar se o prazo se cumpre na prática. Para isso, um dos caminhos é falar com atuais e ex-franqueados da rede;
Portfólio de produtos: tendo em vista que uma cafeteria pode contar com cardápios variados, Bernard afirma que é importante considerar se o negócio conta com opções capazes de elevar o tíquete médio para além do preço médio de um café comum e, portanto, aumentar o faturamento do negócio;
Saiba de onde vêm os produtos: para empreender com alimentação, saber a origem dos produtos é relevante para analisar custos, possíveis volatilidades de preço e diferenciais da marca.
Além disso, como para qualquer outra franquia, o candidato não pode deixar de fazer uma leitura atenta da Circular de Oferta de Franquia (COF). O documento é obrigatório para todas as franqueadoras e reúne as principais informações sobre a rede, incluindo características do modelo de negócio, estimativas de investimento e descrição de taxas, histórico da marca, suporte oferecido pela franqueadora, lista de franqueados (incluindo investidores que deixaram a rede nos últimos dois anos), lista de fornecedores e outros dados.
A seguir, confira 10 franquias de cafeteria para empreender no setor. Todas as informações foram cedidas pelas próprias redes. As marcas estão listadas do menor para o maior valor:
Initial plugin text
1. Mr. Black Café Gourmet
Fundada em Belo Horizonte (MG), a marca é uma rede de cafeterias gourmet que oferece mais de 40 receitas à base de café quente e gelado, além de acompanhamentos.
Ano de fundação / Início do franchising: 2006 / 2012
Quantidade atual de unidades abertas: 48 unidades
Investimento inicial total: a partir de R$ 60 mil
Prazo de retorno estimado: 24 a 36 meses
2. Mr. Fit
A Mr. Fit é uma rede que atua no conceito de fast-food saudável. Como opção de modelo de negócio, a marca oferece o Mr. Fit Café, no qual a franqueadora fornece 90% dos produtos já prontos.
Ano de fundação / Início do franchising: 2011 / 2011
Quantidade atual de unidades abertas: 880
Investimento inicial total: R$ 65 mil
Prazo de retorno estimado: 10 a 36 meses
3. Momento Bendito
Inaugurado em 2013, o Momento Bendito é uma cafeteria artesanal que oferece cafés, doces e lanches. A rede conta com formato de microfranquia no modelo de store in store, ou seja, instalado dentro de outro negócio.
Ano de inauguração: 2013 / 2019
Quantidade atual de unidades abertas: 1 no modelo janelinha e 7 no total
Investimento inicial total: R$ 87 mil (modelo store in store)
Prazo de retorno: a partir de 24 a 36 meses
4. La Bolaria Artesanal
Fundada em Contagem (MG), a La Bolaria Artesanal é uma rede especializada em bolos caseiros, além de trabalhar com a comercialização de cafés.
Ano de fundação/ entrada no franchising: 2019 / 2020
Quantidade atual de unidades abertas: 71
Investimento inicial: R$ 147.048 (loja de 40 m²)
Prazo de retorno do investimento: a partir de 12 meses
5. Kapeh Cosméticos e Cafés Especiais
Rede que reúne, em um só espaço, uma cafeteria de cafés especiais e uma loja de cosméticos exclusivos à base de café verde. O negócio conta com portfólio com cerca de 200 produtos.
Ano de fundação / Início do franchising: 2007 / 2012
Quantidade atual de unidades abertas: 12
Investimento inicial total: a partir de R$ 182,9 mil (modelo quiosque)
Prazo de retorno estimado: 24 meses
Initial plugin text
6. Le Petit Macarons
Fundada em 2014, em Bento Gonçalves (RS), a Le Petit Macarons é uma boutique brasileira especializada no doce francês macaron. No cardápio, são 32 sabores, além de cafés e chás importados.
Ano de fundação / Início do franchising: 2018 / 2018
Quantidade atual de unidades abertas: 28
Investimento inicial total: a partir de R$ 290 mil (modelo boutique)
Prazo de retorno estimado: a partir de 12 meses
7. Justo Café
Criado no Rio de Janeiro, o Justo Café é uma cafeteria de origem familiar que trabalha com cafés gourmet e acompanhamentos doces e salgados.
Ano de fundação / Início do franchising: 2018 / 2024
Quantidade atual de unidades abertas: 5
Investimento inicial total: a partir de R$ 290 mil
Prazo de retorno estimado: 24 meses
8. Café Cultura
Ano de fundação / Início do franchising: 2004 / 2014
Quantidade atual de unidades abertas: 50 +
Investimento inicial total: a partir de R$ 450 mil
Prazo de retorno estimado: 24 a 36 meses
9. Lavô
A Lavô é uma franquia de lavanderias self-service, que agora oferece como modelo de negócio a Lavô Street, que une lavanderia e cafeteria no mesmo ambiente.
Ano de fundação / Início do franchising: 2018 / 2020
Quantidade atual de unidades abertas: 1 unidade no modelo 2 em 1 + 600 lavanderias
Investimento inicial total: R$ 450 mil
Prazo de retorno estimado: 18 meses
10. Boulangerie Carioca
Inspirada em padarias e cafeterias francesas, a rede oferece uma seleção de produtos tradicionais parisienses e da culinária mundial, como macarons, pães, doces, quiches e croissants, além de cafés especiais.
Ano de fundação / Início do franchising: 2015/2015
Quantidade atual de unidades abertas: 7
Investimento inicial total: R$ 490 mil (modelo quiosque)
Prazo de retorno estimado: 18 a 36 meses
Initial plugin text
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos de PEGN? É só clicar aqui e assinar!





COMENTÁRIOS