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Belo Horizonte,27/10/2025

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    Grupo Trigo, dono do Spoleto e China in Box, negocia compra da Casa do Pão de Queijo

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    Grupo Trigo, dono do Spoleto e China in Box, negocia compra da Casa do Pão de Queijo


    O Grupo Trigo, dono das marcas Spoleto e China in Box, revelou neste sábado (25/10) a negociação para a aquisição da franqueadora Casa do Pão de Queijo, marca que está em recuperação judicial desde junho de 2024. O anúncio foi feito por Tom Moreira Leite, CEO do grupo e presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), durante a ABFCon, que acontece em Una (BA).
    A transação ainda não está concluída e envolve apenas a marca e a franqueadora, que tem cerca de 150 unidades. A autorização judicial foi homologada na última terça-feira (21/10). As unidades de negócio de lojas próprias e fábrica não fazem parte do acordo. O Grupo Trigo não abre o valor da transação.
    Para que a compra seja efetivada, a Casa do Pão de Queijo precisa cumprir um conjunto de condições precedentes — o que é comum em processos de aquisição. "Assim que essas condições forem atendidas, realizaremos o pagamento e, só então, o negócio será oficialmente nosso", afirma Leite. De acordo com ele, a previsão é que a gestão seja assumida em fevereiro de 2026.
    O que levou o Grupo Trigo a investir na Casa do Pão de Queijo foi a possibilidade de complementar o portfólio da empresa, tanto do ponto de vista de produtos — hoje as marcas do Trigo não têm uma frente de snacks — quanto de modelos de negócios: a Casa do Pão de Queijo tem formatos menores de loja, como quiosques e carrinhos, que demandam investimento inicial menor. "Além disso, eles têm uma presença forte em canais nos quais ainda temos baixa penetração, como hospitais e aeroportos. São estratégicos para o nosso crescimento", diz Leite. A ideia é também oferecer a marca para multifranqueados que operem dentro do grupo.
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    A Casa do Pão de Queijo tem uma fábrica própria, mas ela não está inclusa na negociação. Atualmente, o Grupo Trigo funciona de forma verticalizada, com fábrica e distribuidora próprias. "Sempre analisamos aquisições também pela ótica da cadeia de suprimentos: que valor adicional conseguimos aportar no negócio? No caso da Casa do Pão de Queijo, vemos várias oportunidades para gerar eficiência e ganhos operacionais", afirma Leite.
    A Casa do Pão de Queijo foi fundada em 1967 por Mario Carneiro, com uma receita de pão de queijo feita pela mãe do empreendedor, dona Armhênia – cuja imagem se tornou o logotipo da empresa em 1987, quando o negócio estava sob o comando de Alberto Carneiro Neto.
    A empresa entrou com um pedido de recuperação judicial com dívidas estimadas em R$ 57,5 milhões, relacionadas a 28 lojas próprias da marca localizadas em aeroportos. Na época, seis já haviam sido fechadas. A Casa do Pão de Queijo justificou o processo por prejuízos remanescentes da pandemia de covid-19 e das enchentes que acometeram o Rio Grande do Sul em 2024.
    As cerca de 170 franquias que a marca tinha na ocasião não faziam parte do plano de recuperação.
    * O jornalista viajou a convite da ABF




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