Black Friday 2025: 48% dos consumidores pretendem usar IA para buscar ofertas

A quase um mês da Black Friday, que acontece neste ano no dia 28 de novembro, os consumidores já dão pistas sobre os planos para a data. Em 2025, um fator especial ganha força na jornada de compra: a inteligência artificial. Segundo pesquisa realizada pelo Mercado Livre e divulgada nesta segunda-feira (27/10), 48% dos brasileiros pretendem usar IA para buscar ofertas na data.
O dado faz parte do estudo Panorama de Consumo 2025, realizado entre os dias 14 e 20 de outubro com mais de 42 mil clientes Mercado Livre e Mercado Pago de todo o Brasil. Segundo Tulio Landin, diretor sênior de Marketplace do Mercado Livre, chatbots e assistentes virtuais estão entre as inteligências artificiais na mira dos consumidores, que devem utilizar a tecnologia tanto na busca por ofertas quanto como ferramenta para comparar preços.
De acordo com o levantamento, a presença de IA na jornada de compra acontece em um contexto em que os brasileiros devem estar mais preparados para a Black Friday. Segundo o estudo, 81% das pessoas planejam suas compras com antecedência, o equivalente a 6 pontos percentuais acima do ano passado.
Com o planejamento, mais da metade dos consumidores deve gastar mais de R$ 1 mil neste ano, com 28% pretendendo gastar entre R$ 1 mil e R$ 2 mil e 24% acima de R$ 2 mil. Para isso, o cartão de crédito é o meio de pagamento preferido (41%) pelo quarto ano consecutivo, segundo a pesquisa. Na sequência, estão o Pix (que cresceu de 19% de intenção no ano passado para 29% neste ano), linha de crédito (20%), cartão de débito (9%) e boleto (1%).
Entre os que escolhem o cartão de crédito, 77% optam por parcelar, dos quais 72% devem dividir seus gastos em até seis vezes e 23% em até 12 vezes. “Notamos que o parcelamento é mais relevante para tíquetes mais altos. Quanto maior a compra, mais parcelas”, aponta Felipe Castaño, head de Marketing e Growth do Mercado Pago no Brasil.
O estudo ainda indica que a Black Friday está no radar dos consumidores como forma de antecipar as compras de fim de ano, objetivo de 47% dos respondentes. As categorias mais desejadas são eletrodomésticos, eletrônicos, casa e decoração, moda e beleza e cuidados pessoais.
Como fator de influência sobre a decisão de compra, a pesquisa ressalta a oferta de cupons. Para 76% das pessoas, ter um cupom de desconto é um ‘fator decisivo ou muito importante’ na hora de bater o martelo na compra.
Mercado Livre anuncia mais de R$ 100 milhões em cupons para a Black Friday 2025
Nesse contexto, o Mercado Livre anunciou R$ 100 milhões em cupons para a Black Friday 2025. O valor representa um aumento de 150% de investimento em relação ao ano passado. A campanha da empresa começa nesta segunda-feira e vai até o dia 1° de dezembro, quando acontece a Cyber Monday.
De acordo com a companhia, antes da data oficial da Black Friday, as primeiras semanas terão como foco o 11/11. As datas duplas já fazem parte da estratégia do marketplace, que afirma que 74% de seus clientes esperam datas dobradas para fazer compras.
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