Seja bem-vindo
Belo Horizonte,27/10/2025

    • A +
    • A -

    Por que você deve conversar com franqueados e ex-franqueados antes de avançar nas negociações com uma franquia

    revistapegn.globo.com
    Por que você deve conversar com franqueados e ex-franqueados antes de avançar nas negociações com uma franquia


    Ainda que números sejam importantes na hora de analisar um potencial investimento, quando o assunto é se tornar um franqueado outros aspectos são fundamentais para uma decisão consciente e com maiores chances de sucesso. Para conhecer o dia a dia da operação e saber o que a franqueadora oferece na prática é necessário ir além dos documentos e falar com quem está – ou já esteve – no lugar que você pensa em ocupar.
    “Conversar com franqueados e ex-franqueados é uma das etapas mais valiosas do processo de avaliação [de uma franquia]”, afirma Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt, de consultoria empresarial. A especialista ressalta que essas conversas trazem uma visão prática da operação, do suporte oferecido pela franqueadora e da realidade do dia a dia, aspectos que ela indica que dificilmente são percebidos apenas com números ou apresentações comerciais.
    Nesse cenário, Luciana Ikedo, educadora financeira, ressalta que ter uma visão abrangente sobre o negócio é o que traz mais clareza para a tomada de decisão sobre um investimento. “Informação de qualidade é a melhor amiga de quem quer empreender com mais segurança”, aponta.
    Para isso, o candidato deve lembrar de falar tanto com atuais franqueados quanto com investidores que já deixaram o negócio. Para além de acompanhar e entender a rotina da operação, Américo José, sócio-diretor da Cherto Consultoria, afirma que são as conversas com os ex-franqueados que podem apoiar o entendimento sobre possíveis problemas importantes a partir das explicações sobre o que motivariam a saída.
    De acordo com os especialistas, o ideal é que as conversas aconteçam após o candidato receber a Circular de Oferta de Franquia (COF). O documento detalha as informações mais importantes sobre a franquia e deve, obrigatoriamente, ser entregue pelo franqueador ao candidato a franqueado com no mínimo 10 dias de antecedência da assinatura do contrato. “Como a COF traz, na prática, as informações contratuais, é nessa hora que ele [o candidato] pode verificar se o que está no documento acontece na prática”, diz José.
    Além disso, é a partir da COF que o potencial franqueado tem acesso aos contatos dos atuais e ex-franqueados. Tais informações são obrigatórias pela Lei de Franquias (Lei nº 13.966/2019), que exige que a COF inclua os nomes, localização e contatos de todos os franqueados e ex-franqueados que se desligaram da rede nos últimos dois anos.
    “O ideal é fazer um contato respeitoso e transparente, explicando o objetivo: entender melhor o modelo e ouvir experiências reais antes de tomar uma decisão”, aponta Bittencourt. Para os especialistas, é importante que o candidato seja direto e objetivo no contato e, caso o franqueado não queira conversar, a decisão deve ser respeitada.
    Américo José indica o seguinte passo a passo para o processo:
    Comece buscando contato com franqueados mais próximos da região na qual você pretende operar;
    Combine visitas presenciais e reuniões online;
    Agradeça sempre pelo tempo da pessoa;
    Mostre reciprocidade (por exemplo, se virar franqueado, convide para a inauguração).
    Perguntas para fazer durante as conversas
    Uma vez que as conversas acontecem idealmente após a leitura da COF, a primeira dica dos especialistas é ler o documento e listar perguntas acerca dos principais temas, como consultoria de campo, treinamento, compras e investimento.
    Além disso, algumas questões recomendadas para as conversas são:
    A franqueadora apoiou na abertura da operação e implantação da unidade?
    Olhando para o cenário real da operação do negócio, o que foi prometido foi de fato entregue?
    Quais foram os maiores desafios enfrentados na operação, sobretudo no começo do negócio?
    O faturamento e os resultados ficaram dentro do esperado?
    Como é o relacionamento com a franqueadora no dia a dia? Quais são os canais de atendimento que você tem para tirar dúvidas e qual o tempo de resposta?
    Você se sente ouvido?
    Você recebe orientação de um consultor de campo, que te apoia a tomar as decisões e acompanha seus resultados e planejamento estratégico?
    Que tipo de apoio você recebe em marketing, gestão e capacitação?
    A franqueadora te ensina a trabalhar com redes sociais?
    Você já teve o retorno do seu investimento? Em quanto tempo?
    Você possui outros negócios ou depende exclusivamente da franquia?
    O que te levou a encerrar a operação? (Especificamente no caso de ex-franqueados)
    Além das perguntas da lista, os especialistas apontam uma última questão que pode ser chave para a decisão final do candidato: se pudesse voltar no tempo, você compraria esta franquia novamente?
    Initial plugin text
    Sinais de alerta
    Mais do que esclarecer algumas dúvidas, as conversas com franqueados e ex-franqueados podem acender alguns sinais de alerta ao candidato. São eles:
    Alta rotatividade de franqueados (para isso, vale também observar na própria COF se há mais franqueados saindo do que entrando ou muitas saídas no mesmo período);
    Divergência nas informações entre o que a franqueadora apresenta e o que os franqueados relatam;
    Falta de suporte pré e pós-inauguração;
    Reclamações sobre o treinamento recebido;
    Dificuldades recorrentes de rentabilidade ou insatisfação generalizada com margens e custos;
    Suporte falho ou apenas focado em verificação de padrões e não no desenvolvimento e desempenho da franquia;
    Reclamações sobre concorrência na rede e territorial;
    Falta de padrão entre as operações observadas;
    Fechamento de unidades com pouco tempo de operação.
    “Quando esses pontos surgem de forma repetida, é um sinal de que algo na rede precisa ser melhor investigado”, finaliza Bittencourt.
    Initial plugin text
    Quer ter acesso a conteúdos exclusivos de PEGN? É só clicar aqui e assinar!




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.