Seja bem-vindo
Belo Horizonte,30/10/2025

    • A +
    • A -

    Anvisa proíbe uso de substâncias potencialmente cancerígenas em produtos de beleza

    A medida, aprovada nesta quarta-feira (29), tem como objetivo proteger a população de riscos associados ao câncer e a problemas reprodutivos.

    Assessoria de Imprensa - Vokari Comunicação
    Anvisa proíbe uso de substâncias potencialmente cancerígenas em produtos de beleza Dr. Flégon David (CRM 55116 RQE 22214) - dermatologista. Especialista em estética facial e corporal. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Membro da Sociedade Brasileira de Harmonização (SBH).


    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso de duas substâncias químicas presentes em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.

    A medida, aprovada nesta quarta-feira (29), tem como objetivo proteger a população de riscos associados ao câncer e a problemas reprodutivos. As substâncias banidas são o TPO — óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina — e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também conhecido como dimetiltolilamina (DMTA), frequentemente utilizadas em produtos para unhas artificiais em gel e esmaltes em gel que requerem exposição à luz ultravioleta (UV) ou LED para fixação.

    O uso de compostos químicos inadequados em cosméticos pode causar irritações, alergias e inflamações cutâneas, comprometendo a saúde da pele. O contato frequente com substâncias potencialmente tóxicas pode alterar a barreira de proteção natural, favorecer o ressecamento e provocar reações alérgicas, especialmente em pessoas com pele sensível ou histórico de dermatite.

    “É fundamental que os consumidores estejam atentos à composição dos produtos que utilizam. A pele é o maior órgão do corpo humano e tem papel essencial na defesa contra agentes externos; por isso, qualquer substância nociva pode trazer consequências graves, principalmente com o uso prolongado”, alerta o Dr. Flégon David, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

    Mais do que uma questão estética, o cuidado com a pele está diretamente relacionado ao bem-estar e à prevenção de doenças. A conscientização sobre os riscos associados a determinadas substâncias químicas é essencial para que o público faça escolhas mais seguras e responsáveis, priorizando sempre produtos com comprovação científica e respaldo das autoridades de saúde.

    Sobre o Dr. Flégon David (CRM 55116 RQE 22214) - dermatologista. Especialista em estética facial e corporal. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Membro da Sociedade Brasileira de Harmonização (SBH).

    Vokari Comunicação





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.