Os elegantes relógios da coleção de Ayrton Senna

Ayrton Senna era mais do que um grande campeão de Fórmula 1: era um mestre de estilo. Ao longo de suas 11 temporadas na principal categoria do automobilismo mundial, o piloto brasileiro ficou conhecido por seu estilo único e elegante. No entanto, o destaque sempre ficou para seus relógios.
Em 1988, quando conquistou seu primeiro título mundial pela McLaren, Senna firmou uma parceria com a TAG Heuer que durou até o dia de seu acidente fatal em 1994. Ao longo de seus anos na F1, o piloto foi visto com modelos refinados da marca suíça em seu pulso, que se destacavam entre seus acessórios luxuosos.
Na semana que antecede o Grande Prêmio de São Paulo, que acontece no Autódromo de Interlagos nos dias 7, 8 e 9 de novembro, a GQ Brasil relembra alguns dos relógios da TAG Heuer que Ayrton Senna usou em seus anos de glória na Fórmula 1. Confira:
Ayrton Senna usa o TAG Heuer S/EL Chronograph
NorioKoike©ASE2025
TAG Heuer S/EL Chronograph
Em 1989, logo após a conquista seu primeiro título mundial de Fórmula 1 pela McLaren, Ayrton Senna passou a usar o TAG Heuer S/EL Chronograph — um relógio versátil que se tornou um companheiro do piloto brasileiro dentro e fora das pistas por muitos anos, fazendo deste o acessório mais emblemático de seu guarda-roupa. O modelo era tão querido por Senna que ele tinha duas versões: no tom champanhe (Ref. S25.706C/CG1123) e no cinza antracite (Ref. S25.206/CG1122).
O S/EL tem acabamento em aço inoxidável e detalhes folheados a ouro, além de movimento de quartzo funcional, e se destaca pelo design de sua caixa e pulseira, com elos curtos. Ayrton optava por usar o modelo com pulseira em couro marrom.
TAG Heuer S/EL Chronograph (1989–1993)
Reprodução/TAG Heuer
Era tão comum ver o campeão com seu relógio que ele até se tornou uma anedota dentro da equipe McLaren: Ron Pellat, mecânico-chefe da equipe, pediu para Senna que eles trocassem de relógios caso ele vencesse o campeonato de 1993. Embora o título tenha ficado para seu rival Alain Prost, que na época já dirigia pela Williams, Senna presenteou Pellat com o S/EL antes de se despedir da equipe que lhe deu seus três títulos.
Ayrton Senna com o TAG Heuer Formula 1 Chronograph 472.513 no GP de Suzuka de 1991
NorioKoike©ASE2025
TAG Heuer Formula 1 Chronograph
Para combinar com seu macacão vermelho em tempos de McLaren Honda, Ayrton Senna tinha um TAG Heuer Formula 1 Chronograph (Ref. 472.513) na cor vermelho vivo. O modelo se tornou marcante após ter sido usado no Grande Prêmio do Japão de 1991, quando o piloto conquistou seu terceiro título mundial em Suzuka. Ele tem 37 mm, movimento de base a quartzo com um módulo de cronógrafo mecânico, com design perfeito para ter sido eternizado neste dia tão importante na carreira de Ayrton.
TAG Heuer Formula 1 Chronograph 472.513
Reprodução/TAG Heuer
Ayrton Senna usa o TAG Heuer SERIE 6000 em suas últimas corridas pela Williams
NorioKoike©ASE2025
TAG Heuer Series 6000
Poucos anos antes de sua morte, em 1992, Ayrton Senna adotou um relógio da coleção TAG Heuer Series 6000, que era lançamento na época. O campeão era frequentemente visto no paddock com um modelo na versão bicolor, com pulseira de couro azul e mostrador branco (Ref. WH5151). O relógio era um perfeito encontro entre o esportivo e casual elegante, se destacava por sua pulseira com detalhes arredondados em sua extensão e foi usado por Senna até mesmo em suas poucas corridas pela Williams.
TAG Heuer SERIE 6000
Reprodução/TAG Heuer





COMENTÁRIOS