Seja bem-vindo
Belo Horizonte,02/08/2025

  • A +
  • A -

É por esta razão que aquele pelo rebelde no queixo sempre cresce no mesmo lugar

vogue.globo.com
É por esta razão que aquele pelo rebelde no queixo sempre cresce no mesmo lugar


Você já passou por isso? Especialistas explicam por que isso acontece e a melhor forma de se livrar dele, caso você deseje “Todas as mulheres que você conhece estão travando uma batalha vitalícia contra um único pelo no queixo.” Esse tweet viral, escrito pela comediante Julia Claire, acumulou mais de 41 mil curtidas e, ao que parece, tocou muitas de nós. Por aqui, com certeza nos identificamos.
Às vezes, você simplesmente se olha no espelho e, de repente, lá está ele: um pelo no queixo surgindo exatamente no mesmo lugar de sempre, como se aparecesse por mágica – mesmo que você jure que o arrancou há menos de um mês.
As respostas ao comentário de Claire foram tão identificáveis quanto o tweet original: “Você nunca vê ele crescendo. Ou acabou de ser arrancado ou já tem uns sete centímetros,” escreveu uma pessoa no Twitter. “Essa coisa não é deste mundo. Forças sombrias a invocam durante a noite, porque eu me recuso a aceitar que ele estava crescendo esse tempo todo e eu só percebi quando já estava do tamanho do cabelo da Rapunzel,” acrescentou outra.

Claro, pelos no queixo (ou qualquer outro pelo facial ou corporal, na verdade) são “completamente normais em todas as pessoas” e não há motivo algum para sentir vergonha, como aponta Susan Massick, professora associada de dermatologia no Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio.
Que tipo de pelo são os pelos do queixo?
Dito isso, também está tudo bem se você preferir remover qualquer pelo do corpo, incluindo aqueles no queixo que parecem brotar do nada durante a noite. Curiosamente, os pelos do queixo podem parecer diferentes, e até mais grossos, do que os outros pelos do rosto, e há uma razão para isso.
Os pelos do corpo, de forma geral, podem ser divididos em dois tipos:
Pelos velus (vellus): são mais claros, finos e pequenos, chamados por muitas pessoas de “penugem”.
Pelos terminais: são mais escuros, grossos e longos.
Os pelos do queixo costumam ser do tipo terminal, o que explica por que são mais visíveis e resistentes do que a penugem comum do rosto.
Seu corpo – incluindo o rosto e o pescoço – é coberto por pelos velus, mas às vezes esses pelos finos podem se transformar em pelos terminais. Quem explica é a dermatologista Ife J. Rodney, diretora fundadora da clínica Eternal Dermatology and Aesthetics e professora de dermatologia nas universidades Howard e George Washington.
A culpada, segundo ela, é geralmente a testosterona. Todos têm esse hormônio no corpo, mas algumas pessoas produzem mais do que outras, e cada folículo capilar reage de forma diferente aos níveis hormonais.
Por que o pelo do queixo cresce sempre no mesmo lugar?
A depender do seu histórico de saúde, pode-se ter uma tendência maior ao crescimento de pelos no corpo. Pessoas com síndrome dos ovários policísticos (SOP), por exemplo, apresentam níveis elevados de andrógenos (um grupo de hormônios sexuais que inclui a testosterona), o que pode levar ao que algumas pessoas consideram um crescimento “excessivo” de pelos (condição conhecida como hirsutismo).
Esses pelos costumam surgir nos mesmos locais porque é ali que os folículos capilares são mais sensíveis a esses hormônios. Uma vez que um folículo se transforma e começa a produzir pelos terminais (mais escuros e grossos), ele tende a continuar fazendo isso – por isso aquele mesmo pelo teimoso insiste em reaparecer sempre no mesmo ponto do queixo.
E, mais uma vez, cada pessoa tem uma composição hormonal única e predisposições genéticas, então esses pelos aleatórios no queixo fazem parte do que te torna, bem, você. É difícil explicar exatamente por que você pode ter um ou dois pelos que crescem mais grossos no mesmo lugar, mas Rodney diz que isso pode acontecer folículo a folículo.
“Eu penso que esses folículos específicos têm um limiar mais baixo para a testosterona,” diz ela. “O crescimento do pelo acontece onde os folículos capilares estão concentrados,” acrescenta Massick, “então não é incomum que os mesmos pelos reapareçam.” Isso significa que você pode estar simplesmente batalhando contra o mesmo pelo a cada vez, ou contra pelos de folículos “irmãos” que ficam escondidos por perto.
Devo arrancar o pelo do queixo?
Sobre se livrar deles, você talvez já tenha ouvido que não deve arrancar um pelo porque isso faz com que mais cresçam no lugar. Porém, segundo Rodney, “isso é absolutamente falso”. “Arrancar o pelo é uma maneira segura e eficaz de remover pelos indesejados.” Também é um mito que depilar com lâmina deixa o pelo mais grosso ou mais escuro, ela acrescenta. "Tome cuidado apenas para não beliscar a pele, para evitar inflamações, caroços ou manchas na área", completa.
Existem várias outras técnicas para remoção de pelos, como depilação com cera ou laser, mas o custo pode não valer a pena se você está lidando apenas com um pelo solitário de vez em quando.
De forma geral, Massick aconselha: “Lembre-se de que existem opções de tratamento, mas nenhuma oferece remoção permanente infalível. Pode ser necessário repetir os tratamentos ou manter um programa de manutenção.”
Basicamente, sua batalha com aquele pelo no queixo pode ser para a vida toda, então vale a pena guardar uma pinça na bolsa – ou simplesmente aceitar o pelo. A decisão é totalmente sua.
Esta matéria foi originalmente publicada pela Vogue US.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.