Seja bem-vindo
Belo Horizonte,02/08/2025

  • A +
  • A -

Rodrigo Fraga: quando a moda e a música celebram afinidades


Rodrigo Fraga: quando a moda e a música celebram afinidades Fotos: Arquivo Pessoal

Em meados dos anos 80, Rodrigo Fraga era um adolescente mineiro que desenhava desde criança ao lado do seu irmão Ronaldo. Foi então que uma vizinha, sensível ao talento que brotava em traços e papéis, lançou a semente do destino aos dois: “Aproveitem esse dom que vocês têm.” O jovem, que estava em busca de independência financeira, seguiu esse conselho e iniciou um curso de Desenho de Moda no Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. 

E assim começou sua trajetória: com lápis, linhas e intuição. O primeiro emprego foi em uma loja de tecidos, desenhando figurinos para os clientes. Mas foi em Londres, nos anos 90, que sua arte se expandiu e passou a ter identidade própria. Ao lado do irmão, apresentou sua primeira coleção no exterior: Ronaldo com o feminino, ele com o masculino. Foi ali que decidiu seu caminho: vestir homens com poesia, arte e presença. “A marca de moda Rodrigo Fraga é essencialmente masculina. Crio roupas femininas em casos específicos como figurinos cênicos por exemplo”, relata. 

Desde então, as criações de Rodrigo Fraga passaram a dialogar também com a alma da música. “Eu não vivo sem música”,  essa confissão molda a essência do seu trabalho. Rodrigo veste artistas de diferentes vertentes, como quem compõe canções em tecido. Já criou figurinos para nomes como Arnaldo Antunes, Pato Fu, Vander Lee, Marcos Catarina,  Vagno, Ricardo Koctus e Toninho Geraes. O estilista também já trabalhou com a nata dos músicos cariocas em um show póstumo em homenagem ao baterista Wilson das Neves. Além disso, já atendeu músicos do cenário alternativo de Belo Horizonte, como Lafetah e Fred Izak. 


Banda Pato Fu veste Rodrigo Fraga - Foto Arquivo Pessoal

Recentemente, Rodrigo Fraga assina looks da emblemática banda Biquini Cavadão. Para eles, desenvolveu os figurinos da turnê “A vida começa aos 40”, uma homenagem vibrante à trajetória da banda, estreada no lendário Circo Voador, no Rio — o mesmo lugar onde tudo começou para o grupo. Inspirado pela pop art, Rodrigo tingiu o palco com cores que traduzem a energia contagiante da música brasileira.

“Colori geral a banda como um gesto de otimismo e resistência a esse momento cinzento e obscuro que o mundo se encontra”, reflete. Rodrigo diz que as suas produções para o Biquini Cavadão buscam “resgatar a pura essência de alegria, diversão e amor que está presente na essência da banda”.  Para o estilista, “o Biquini é uma banda autêntica que surgiu num cenário de muita efervescência da pop music mundial. Eles carregam em seu DNA a vitalidade musical, entretenimento, alegria e emoção. Os figurinos claramente traduzem bem isso”.



Rodrigo assinou figurinos da banda Biquini Cavadão - Foto Arquivo pessoal

Rodrigo relata que “moda e música sempre andaram de mãos dadas”. No seu caso, são irmãs siamesas. Em seu ateliê, ele cria roupas sob medida, com exclusividade e cuidado. Os artistas e clientes que o procuram buscam mais que uma roupa, querem vestir uma verdade, uma emoção. Dessa forma, os músicos buscam traduzir em figurino aquilo que não cabe apenas na melodia, mas pulsa no corpo, na pele e no palco.

Suas influências artísticas vem desde a infância. No entanto, é na figura do pai, o goleiro de futebol e trabalhador da rede ferroviária, conhecido como Senhor Fraga, que veio sua referência masculina. Rodrigo carrega esse nome com reverência e identidade. Hoje, internacionalizou sua marca como Mr. Fraga. Assim, seu estilo ecoa com força própria. Rodrigo diz que não busca inspiração, ele a sente quando ela vem. “A inspiração é que chega até a mim. E ela está em tudo e qualquer coisa que me causa algum sentimento relacionado à emoção. A inspiração pode vir de qualquer lugar e situações. Às vezes em algo que nem é visível aos olhos, mas sentido”, explica.

Rodrigo Fraga não é apenas estilista. É um poeta das linhas, cores e tecidos. Seu nome é bordado na história da moda brasileira e no cenário da música com a leveza de quem nasceu para transformar sentimento em forma, costura em melodia. E, como toda boa canção, sua obra se torna duradoura, atemporal e única.


Confira abaixo fotos de alguma criações do estilista para as bandas e artistas:

  • Arnaldo Antunes
  • Biquini Cavadão
  • Cris Gunther
  • Fred Izak
  • Lafetah
  • Marcos Catarina
  • Pato Fu
  • Ricardo Koctus (Pato Fu)
  • Vagno
  • Wilson das Neves




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.