Tamyres Barreto
BPCI #14: Quem empreende não só curte o Carnaval: vende para seus foliões (clientes).
O Carnaval de Belo Horizonte vai além da folia e se consolida como um dos períodos mais potentes de alavancagem de vendas para quem sabe ler fluxo, gente e oportunidade.
Direção criativa e conceito: Tamyres Barreto | Produção visual com apoio de IAObjetivo do Bate Papo com Ideia: provocaro olhar da empreendedora para o Carnaval como um período de alavancagem devendas, leitura de fluxo e aproveitamento real do movimento da cidade.
Pergunta reflexiva: vamos criar seu bloco e sair do vermelho?
Tema: Empreendedorismo no Carnaval e oportunidades de venda em BeloHorizonte.
Tempo de leitura: 4 minutos.
Você também acha que o Carnaval no Brasil é umaexcelente fonte de alavancagem monetária? Eu super acho! E me peguei pensandoaqui… alavancagem em todo tipo de negócios? Como e onde essa data ajuda aempreendedora no modo geral? Bom, se você é minha leitora ou leitor, já meconhece bem e sabe que eu sempre vou aprofundar “os significados dascoisas”.
Vamos lá.
O Carnaval é uma festa popular de data móvel*, comapenas um ponto facultativo no Brasil (não é feriado federal por lei), variandoentre os meses de fevereiro e março.
Mas será que é feriado ou não? Somente aterça-feira de Carnaval é considerada ponto facultativo, o quesignifica que a dispensa do trabalho depende de estados, municípios ouempresas.
O Carnaval é considerado uma das principais datascomerciais no Brasil, movimentando consideravelmente a economia e alavancandosetores como varejo, hospedagens, turismo, vestuários, alimentação,serviços e a sede da empreendedora visionária, que recorre a meioscriativos para fomentar seus produtos e serviços.
Claramente, é mais do que uma data sazonal.Torna-se um período promissor para todos que empreendem. Mas, paraser promissor, precisamos sair da bolha e compreender que não existeconcorrência e que todos podem sair do vermelho. Certo? Tem espaço para todos.
Vamos focar apenas naquilo que mereceatenção: os foliões (seus clientes). Na última projeçãoda Belotur (Empresa Municipal de Turismo), a expectativa ésuperar a marca de 6 milhões, com estimativas de cerca de 6,5milhões de foliões, mais de 600 blocos de rua espalhados pelasregiões de BH e expectativa de movimentação de R$ 1 bilhão na economialocal, com cerca de 20% de foliões vindos de fora do município.
Principais meios de sair do vermelho:
ü Vendaambulante (bebidas e alimentos) Credenciamento obrigatório: para venderbebidas e adereços é necessário credenciamento na Prefeitura de BH. A data paracadastramento foi até 31/01, mas não se preocupe, ano que vem tem mais, evocê pode se cadastrar pelo site ambulantesbh.com.br. Já anota aí!
ü Produçãoe vendas de acessórios: se a criatividade com vendas antes edurante o Carnaval. Muitos foliões deixam para comprar depois.
ü Outromeio magnífico são os serviços, como fotografia, transporte, delivery e aluguelpor temporada (Airbnb).
ü Foquenas localizações próximas aos blocos populares e aceitepagamento PÁ-PUM! No PIX: Nada de dinheiro emespécie Praticidade=Possibilidade.
ü Cuidadoe segurança redobrada: fique sempre atenta para que seja um momento de ganhofinanceiro sossegado.
ü Coloqueseu abadá empreendedora, glitter, sorriso no rosto e caia na folia, dois em um.
“Mas eu não empreendo, Tamy. Como posso fazer?”
ü Procurevagas de trabalho temporário: freela. Cara leitora que precisa sair do sufoco,vejo diariamente o buraco nas prestações de serviços em inúmeros setores. Sejauma pessoa diferencial e agarre a demanda através do freela, comgrande oportunidade de virar um emprego fixo, especialmente nos bairros Centro,Savassi e Santa Tereza.
ü Paratrabalhar no Carnaval com segurança: prefira pochetes ou doleiras, use cordinhade celular, evite objetos de valor, alimente-se bem, mantenha-se em grupos,hidrate-se, use protetor solar e denuncie assédio. E, claro, seu sorriso norosto, simpatia, o querer estar ali (muito importante) e boas energias.
Boa folia e boas vendas.
Com carinho,
Tamyres Barreto.
BatePapo com Ideia
Comunicar é criar pontes, não argumentos.
Se esse Bate-Papo fez sentido para você, leve essa ideia paraa próxima conversa que você tiver hoje.
©Conteúdo autoral. Reprodução total ou parcial somente com autorização daautora.
Fontes: CNNBrasil; Prefeitura de Belo Horizonte; Belotur; Google Reviews.
*Datasmóveis: são feriados e celebrações religiosas que não possuem uma data fixa nocalendário civil, variando anualmente




COMENTÁRIOS