Rachel Capucio

42ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Maior evento daraça no país será realizado entre os dias 19 de julho e 02 de agosto, no Parque daGameleira, em Belo Horizonte (MG) e recebe mais de 1,6 animais de todas as regiões do Brasil.
A Associação Brasileira dos Criadores do CavaloMangalarga Marchador (ABCCMM) realiza,de 19 de julho a 2 de agosto de 2025, a 42ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador. A mostra acontece noParque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte,com a presença de mais de 1600 animais de todo Brasil.
Em todos os dias do evento serão realizados osJulgamentos de Marcha e de Morfologiana Pista Principal. A exposição conta também com as emocionantes provas esportivas e astradicionais provas sociais, com a participação de crianças, adolescentes, mulheres, criadores e usuários daraça. A Solenidade Oficial será realizadano sábado, 26 de julho, a partir das 17h.
Para a presidenteda ABCCMM, Cristiana Gutierrez, esse evento é uma oportunidade para o encontroentre os criadores, para o fomento de novos negócios na raça e para mostrar a força e afuncionalidade do cavalo.
“Hoje, a Nacional é pensada para o nosso associado. São 26 mil criadores que, com paixão ecompromisso, constroem a históriado Mangalarga Marchador. Em um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro, celebramos a força da equideoculturae o impacto econômico da nossa raça que movimenta mercados, gera empregos eleva o nome do Brasil para o mundo”,destaca.
A ABCCMM configura-se como uma das maiores associações deequinos da América Latinaque conta hoje com 26 mil associados e um plantel de mais de 775 mil animais ativos. A Exposição Nacional acontece anualmentedesde 1982. Naquele ano houve aparticipação de 413 animais da raça.
Desde então, o evento foi crescendo anualmente, chegando aos mais de 1.600 cavalosatuais, oriundos de 18 estados do Brasile 505 expositores, firmando-se entre os maiores eventos privados da capital mineira e um dos mais importantes do agronegócionacional.
Atrações paratodos os públicos
Com o tema “Tradição se honra. Legado se constrói”, a 42ªExposição Nacional do CavaloMangalarga Marchador convida o público a vivenciar um momento que celebra o passado, valoriza opresente e projeta o futuro da raça. “Mais do que preservar a história, a proposta deste ano émanter vivo o compromisso de seguir evoluindo,com trabalho, inovação e paixão”, desta a presidente da associação. A expectativa é que cerca de 200 mil pessoas passem pelo Parque daGameleira, em BeloHorizonte, durante os 15 dias da Nacional.
Pensado para toda a família, o eventooferece uma ampla gama de atrações como: espaços gastronômicos variados, vila kids, farmácia, joalheria, entre outrosserviços. Entre os destaques desta edição está a“Calçada da Marcha”, uma instalação cheia de significado, logona entrada do evento, com as marcas das ferraduras dos grandes campeões da história da Nacional. Nasequência, o público será conduzido pela “Vitrine Viva”, umcorredor interativo que transporta os visitantes para o universo do Mangalarga Marchador no campo, na lida, namarcha. Projeções em LED, sons, sombrasde cavalos e cenas imersivas vão reforçar a essência e a funcionalidade da raça.
Assim como em2024, o evento presta uma homenagem aos 26 mil associados da ABCCMM, criadores eapaixonados que, com dedicação, constroem a trajetória do Mangalarga Marchador. A cenografia traz essacontribuição por meio de uma releiturado mosaico formado pelos nomes dos associados, em um grande painel na entrada oficial do evento, traduzindo em arte oconceito deste ano.
A programaçãosegue com os tradicionais julgamentos de Marcha e Morfologia, Provas Esportivas, Provas Sociais, além depalestras técnicas voltadas à equideocultura e uma agenda socialintensa. A Boutique do Marchador, marca oficial da raça, também promete novidades com olançamento de peças que traduzem o estilode vida do Mangalarga Marchador.
Transmissão ao vivo
E para quem não quer perder nada, mesmo de longe, podeconferir a programação completado evento que será transmitida, ao vivo, pelo canal oficial da ABCCMM no Youtube, com os comentários dejulgamentos feitos pela equipe do programa Resenha do Marchador. O mercado econômico da raça Mangalarga Marchador évalorizado em todo o território nacional e vem conquistado cada vez mais espaço na economianacional. Dados do Estudo do Complexodo Agronegócio do Cavalo, conduzido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo(ESALQ/USP), indicam que a equideoculturamovimenta cerca de R$ 38 bilhões por ano no Brasil. Desse total,aproximadamente 31%, oequivalente a R$ 11,7 bilhões, são atribuídos à cadeia do Mangalarga Marchador. A estimativa é que oMangalarga Marchador tenha uma participaçãoda ordem de 31% no rebanho brasileiro.
Serviço:
42ª ExposiçãoNacional do Cavalo Mangalarga Marchador
Data: 19 de julhoa 2 de agosto de 2025
Local: Parque de Exposições da Gameleira -Av. Amazonas, nº 6020 - Belo Horizonte (MG)
COMENTÁRIOS