Durante o Metrópoles Catwalk, Senai-DF promove oficinas e exposições
Introduzindo Brasília como o mais novo epicentro da moda brasileira, o Metrópoles Catwalk realiza a primeira edição no Teatro Nacional Claudio Santoro, nos dias 3 a 7 de novembro, com os holofotes direcionados às etiquetas nacionais. Nas passarelas do evento, labels brasileiras exibem produções inéditas, enquanto workshops e exposições funcionam a todo vapor para mostrar mais sobre o universo fashion aos entusiastas do ramo. Em um circuito de rodas de conversa, oficinas e exposições abertas ao público, o Senai-DF convida os espectadores a uma reflexão profunda sobre moda, cultura e educação.
Vem saber mais!
Gabriella Santana no Museu NacionalPalestra e rodas de conversa
Oportunidades, desafios e transformações tecnológicas são os focos do workshop “Entre o Ateliê o Algoritmo: A Educação de Moda na Era Digital” apresentado pelo Senai-DF com especialistas do mundo fashion e direcionado àqueles que buscam integrar-se a esse mercado de trabalho. Agendada para o dia 4 de novembro, às 11h, a experiência oferece lentes para que o público crie uma visão crítica sobre a formação no mercado fashion em tempos de inteligência artificial, impressão 3D e fabricação digital.
Gabriella Santana posando para sessão do Metrópoles Catwalk
O Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, será palco para o Metrópoles CatwalkEm forma de roda de conversa, o debate reflete sobre os possíveis caminhos para que a educação encontre um equilíbrio entre o fazer tradicional – artesanal – e os novos métodos da tecnologia. Como formar designers de moda em tempos de inteligência artificial, impressão 3D, biotecnologia e fabricação digital? Essas serão algumas das reflexões desenvolvidas durante workshop promovido pela instituição.
O evento é aberto ao públicoConfira os profissionais que irão ministrar a palestra:
- Francisco Nunes — Doutor em psicologia e professor do curso de design de moda do Instituto Federal de Brasília (IFB)
- Rafaella de Castro Lacerda — Designer, professora e pesquisadora, mestre e doutoranda em design pela UnB. Docente no curso de Moda do IESB, é representante local do Fashion Revolution Brasília.
- Samanta Farias — Especialista em design, vestuário e marketing de moda, com foco em educação profissional e tecnológica.
Oficina
Apresentando processos de criação de acessórios e componentes da moda, por meio da impressão 3D, o Senai-DF estará promovendo a oficina “Ateliê Digital: Criando Moda com Impressão 3D”. Na ação, que acontece das 14h às 16h da segunda-feira (3/11), o público poderá conhecer de perto a tecnologia que transforma o mercado e a produção fashion atualmente.
Leia também
Ilca Maria Estevão
Metrópoles Catwalk recebe o atemporal Reinaldo Lourenço, por Magrella
Ilca Maria Estevão
Metrópoles Catwalk aborda técnicas no workshop “Passarelas sem Erros”
Ilca Maria Estevão
Veja a programação completa do Metrópoles Catwalk no Teatro Nacional
Ilca Maria Estevão
Hylo Cartis Studio estreia nas passarelas pelo Metrópoles Catwalk
Moda e arquitetura ganham destaque no evento
Modelo em editorial de moda do Metrópoles CatwalkNo Metrópoles Catwalk, os entusiastas da moda vivenciaram uma imersão no universo dos laboratórios de fabricação digital, mostrando o espaço em que o pensamento criativo tem encontrado ferramentas de prototipagem rápida e soluções sustentáveis para o setor. Com turmas de 10 pessoas por sessão, a participação funcionará por ordem de chegada.
Modelo em editorial de moda do Metrópoles CatwalkExposição
Em uma expressão artística sobre a sua experiência pessoal, Júlia Theóphilo apresenta no Metrópoles Catwalk, a convite do Senai-DF, a coleção Redefinindo Curvas. Disponível durante todos os dias do evento, o público conhecerá a produção da artista, que apresenta uma reflexão sobre a sua vivência com a escoliose, usando a moda como linguagem.
Modelos em editorial de moda do Metrópoles CatwalkCom volumes, assimetrias, texturas e desníveis, Theóphilo traz peças que vão além de uma leitura estética, mas também evidencia as camadas emocionais das criações. As peças ressignificam a singularidade da estilista com o corpo e convertem sua criatividade em uma forma de manifesto de identidade.
Gabriella Santana posa reflexivaJúlia descobriu a escoliose aos 13 anos e, durante o tratamento da condição, passou por todas as fases: uso de colete ortopédico e fisioterapias, até chegar na cirurgia corretiva. Em meio às etapas de dor, adaptação e superação, a artista percorreu o caminho que semeou a sua inspiração artística, que ganhou forma em uma coleção que transfigura cicatrizes em símbolos, curvas em tecidos e memórias em silhuetas.
Metrópoles CatwalkA exposição estará aberta durante todos os dias do evento, em diferentes horários.
Confira abaixo a programação:
Segunda-feira (3/11):
14h – 20h | Exposições de moda, DJ durante todo o evento
Terça-feira (4/11):
10h – 20h | Exposições de moda, DJ durante todo o evento
Quarta-feira (5/11):
14h30 | Exposições, DJ durante todo o evento
Quinta-feira (6/11):
10h – 21h30 | Exposições de moda
Sexta-feira (7/11):
10h – 21h30 | Exposições de moda
Programação
O Metrópoles Catwalk acontece entre os dias 3 e 7 de novembro, no Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília. A programação propõe uma imersão no mundo fashion do Distrito Federal e de todo o país, e inclui exibições de arte, desfiles e rodas de conversa. Terá, ainda, um elenco de 70 modelos para a passarela do evento — entre elas, 40 do Distrito Federal.
Realizado pelo Instituto Inbras, em parceria com o Metrópoles e com apoio da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, o evento marca um dos primeiros grandes acontecimentos a ocupar o Teatro Nacional desde sua reabertura.
Para a programação completa, veja mais detalhes no @metropolescatwalk e aqui na coluna.
Confira na galeria abaixo mais cliques da sessão de fotos para o Metrópoles Catwalk:
7 imagens



Fechar modal.
1 de 7Gabriella Santana posando para sessão do Metrópoles Catwalk
Bruno Aguiar/Especial para o Metrópoles
2 de 7O evento é aberto ao público
Bruno Aguiar/Especial para o Metrópoles
3 de 7O evento promove uma verdadeira experiência imersiva que expande os horizontes da moda brasileira
Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 7Metrópoles Catwalk
Bruno Aguiar/Especial para o Metrópoles
5 de 7Metrópoles Catwalk
Bruno Aguiar/Especial para o Metrópoles
6 de 7Metrópoles Catwalk
Bruno Aguiar/Especial para o Metrópoles
7 de 7Evento acontece entre os dias
Hugo Barreto/Metrópoles




COMENTÁRIOS