Frutas congeladas perdem os nutrientes? Médica explica se vale a pena
As frutas congeladas são uma boa opção para se refrescar nos dias mais quentes e possibilitar manter uma alimentação saudável mesmo em uma rotina corrida. Além disso, também é uma maneira de prolongar a vida útil desses alimentos, garantindo mais economia. Mas, será que do ponto de vista nutricional compensa congelá-las?
De acordo com a médica Lorena Balestra, a resposta para essa pergunta não é tão simples. Isso porque a retenção dos nutrientes após o congelamento depende de fatores como a demora para congelar.
“É verdade que, em geral, a colheita no auge da maturação e o congelamento rápido podem preservar os benefícios nutricionais, ou seja, devemos congelar assim que compramos o alimento”, explica Lorena.
Leia também
Claudia Meireles
Nutricionista avalia se congelar frutas altera a qualidade nutricional
Vida & Estilo
Estas são as 7 melhores frutas para emagrecer, segundo um nutrólogo
Vida & Estilo
Médico revela frutas que ajudam o coração e na limpeza das artérias
Vida & Estilo
Como escolher frutas perfeitas no mercado e não desperdiçar dinheiro
Vantagens das frutas congeladas
Segundo a médica, uma vantagem é o fato de durarem por vários meses, o que pode ser uma opção econômica e prática para quem busca ter sempre frutas à disposição, mesmo fora de época.
Além disso, ao comprar frutas já congeladas e preparadas, como fatias de morango prontas para um delicioso smoothie, você economiza tempo na preparação das refeições em um dia corrido. Os alimentos frescos são ricas em nutrientes também, mas devem ser consumidos mais rapidamente se desejamos aproveitar suas vitaminas.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!





COMENTÁRIOS