Cozinha vermelha: 10 ideias de decoração que você vai querer copiar

Ainda que não figure entre as tendências de decoração mais palpitantes do momento, o uso de tonalidades fortes e quentes — como vermelho, laranja e amarelo — em cozinhas e copas é um clássico em projetos de interiores. Afinal, essas cores ativam os sentidos e até ajudam a abrir o apetite. Não à toa, muitos profissionais vêm apostando em marcenarias coloridas — que vão do vibrante goiaba ao intenso terracota — e também em revestimentos mais terrosos para transformar áreas de preparo em ambientes sensoriais e estimulantes. A seguir, selecionamos 10 cozinhas e copas que usam variações de vermelho para inspirar sua próxima reforma — e refeição!
Quentes e terrosos
Projeto de arquiteta Ana Neri
André Nazareth
No bairro das Laranjeiras, este apartamento de 90 m² foi reformado pela arquiteta Ana Neri. A cozinha e a sala de jantar integradas ganharam tons terrosos e quentes – como o piso de ladrilho hidráulico em terracota e a marcenaria vermelha. Neste projeto, a conexão entre os espaços acontece por meio do jogo cromático dessas volumetrias.
Armários e piso em terracota
Projeto de Livia Ornellas
Re Freitas
Em um sítio localizado em Maricá, no Rio de Janeiro, a arquiteta Livia Ornellas comandou a reforma desta cozinha com ilha. Um dos destaques do projeto é o tom terracota do piso de ladrilho hidráulico, replicado no acabamento em laca do armário superior. Para equilibrar visualmente, tanto os armários inferiores quanto os móveis são de madeira clara. “O material do piso e a cor terracota remetem à casa de campo, mas de uma forma sutil”, explica a profissional.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Painel bordô na cozinha
Projetado do Sala2 Arquitetura
Evelyn Müller
Projetado pelo escritório Sala2 Arquitetura, este apartamento de 190 m² no bairro das Perdizes, em São Paulo, um amplo painel bordô separa a cozinha do living integrado. Esse recurso funciona como contraponto na decoração, quebrando a atmosfera mais sóbria e neutra dos dois ambientes – marcados por uma mistura de concreto, pedra e madeira.
Área gourmet com marcenaria colorida
Cozinha vermelha: 10 ideias de decoração
Divulgação
Neste apartamento de 250 m², projetado pelo Studio Tangram, toda a área social e cozinha foi integrada ao terraço e à área gourmet – um espaço amplo para receber amigos e familiares. As arquitetas investiram em um bom projeto de marcenaria, com painéis de madeira com acabamento em laca em tonalidade vermelha. “Misturamos dois tons de laca para chegar à cor da marcenaria. Ela é muito prática pois tem lugar para apoiar a cafeteira, embutir a pequena adega e, nas portas, acomodamos os copos, as louças e outros acessórios”, explica Monike.
Armários vermelhos e adega
Projeto de BM Estúdio
Alexandre Disaro
Neste apartamento de 150 m², no Jardim Paulistano, em São Paulo, a cozinha ampliada ganhou armários na cor Fórmica L138, um vermelho mais fechado, e uma adega embutida. O escritório de arquitetura BM Estúdio aumentou a área útil ao converter parte da antiga lavanderia, o que garantiu ao ambiente – também conectado à sala de estar – luz natural e ventilação da janela. Na ilha central com coifa são preparadas as refeições. Eletrodomésticos de inox ficam de um lado do armário; do outro, está a adega, que se torna imperceptível quando as portas de madeira estão fechadas.
Vermelho + verde claro
Projeto de Prospect Refuge Studio
Wing Ho/Canary Grey
Situada em Minneapolis, nos Estados Unidos, esta casa dos anos 1960 passou por uma reforma assinada pelo Prospect Refuge Studio. Com o intuito de tornar a paleta da cozinha mais vibrante, o vermelho foi combinado ao verde, criando uma composição de armários que foge do óbvio. Segundo Victoria Sass, diretora de design do escritório, esta é uma interpretação moderna e divertida de quando a década de 1990 fazia referência aos anos 1970. “Em oposição à ideia de atemporalidade, celebramos um conjunto cíclico de referências que desafiam a ideia de delimitar o espaço dentro de uma época”, comenta.
Initial plugin text
Cozinha em tom goiaba
Projeto de escritório küster+brizola
Eduardo Macarios
Em Curitiba, este apartamento de 170 m² passou por uma reforma conduzida pelo arquiteto Arthur Brizola, do escritório küster+brizola. O resultado é uma decoração alegre e colorida. “Nosso ponto de partida foi o tapete estampado da sala de estar. Dele, extraímos as tonalidades que compõem a cartela cromática da área social”, comenta Arthur. Para completar a área social integrada, a cozinha ganhou marcenaria em um inesperado tom de goiaba, além de um painel de azulejos branco e azul, assinado pelo artista plástico Rômulo Lass.
Clima retrô
Projeto de Cristiane Schiavoni
Carlos Piratining
Nesta cozinha, a arquiteta Cristiane Schiavoni buscou equilibrar tonalidades fortes e suaves, apostando na combinação de revestimentos hexagonais vinho no piso e armário inferior em vermelho mais vivo. O mesmo tom se repete nos adornos e acessórios das prateleiras dos armários superiores brancos, o que revela a inspiração retrô do projeto.
Industrial e vintage
Projeto de Nitsche Arquitetos com decoração da arquiteta Juliana Fabrizzi
Wesley Diego Emes
Neste apartamento de 250 m², com reforma comandada pelo Nitsche Arquitetos com decoração da arquiteta Juliana Fabrizzi, a cozinha e o living foram completamente integrados. Um dos destaques é o uso do aço e dos armários revestidos em um tom de vermelho escuro. Essa solução garante personalidade ao espaço, que também conta com tijolos aparentes e revestimento que imita cimento queimado – uma clara referência ao estilo industrial.
Ponto de cor
Projeto do escritório Cota760
Cris Farhat
Esta casa de 540 m² passou por uma reforma assinada pelo escritório Cota760, e a cozinha foi a área que mais recebeu intervenções. Com a intenção de abrir a casa para o quintal, os arquitetos demoliram algumas paredes da cozinha e integraram toda a área social. Eles também repensaram o layout, criando uma grande bancada central decorada com banquetas em vermelho vivo. Uma tonalidade mais fechada aparece no armário de aço ao fundo, emoldurando a cena. E não só isso: os matizes de vermelho estão salpicados em quase todos os ambientes, garantindo unidade visual ao projeto.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter
COMENTÁRIOS