Seja bem-vindo
Belo Horizonte,07/02/2026

    • A +
    • A -

    Tamyres Barreto

    Bate Papo com Ideia #8

    Natal, criatividade e o impacto das datas no comércio


    Bate Papo com Ideia #8

    Datas comemorativas sempre foram estratégicas para o comércio. Não apenas pelo aumento natural do consumo, mas porque elas mexem com o estado emocional das pessoas. É quando o cliente está mais sensível, mais atento aos detalhes e mais aberto a experiências que fogem do padrão.


    Pesquisas de comportamento do consumidor mostram que ações criativas em datas sazonais aumentam significativamente a lembrança de marca, chegando a índices próximos de 30% a mais, quando comparadas a campanhas comuns. Além disso, empresas que apostam em experiência e não apenas em promoção, registram crescimento médio entre 15% e 20% nas vendas nesses períodos.


    Isso acontece porque, em datas como o Natal, as pessoas não estão apenas comprando. Elas estão sentindo e marcas que entendem isso conseguem se conectar de forma mais natural.


    Agora, vamos sair do dado e ir para a rua.

    Eu estava andando, distraída, quando vi um carro de empresa parado como qualquer outro. Mas tinha um detalhe simples de Natal. Nada exagerado e chamativo, só diferente e click, captei uma foto e criei esse artigo. 

    O que ficou: 

    Não vou contratar o serviço daquela empresa e nesse momento não me vejo como cliente. Mas ela conseguiu algo valioso: minha atenção! E principalmente, minha memória.

    Esse é um ponto importante para quem empreende: muitas vezes a gente deixa de fazer algo criativo por achar que está repetitivo, que “todo mundo já faz”, que não vai surpreender mais ninguém. 


    Mas se eu te contar que sempre haverá alguém vendo pela primeira vez? 

    Te garanto, sempre haverá alguém a ser surpreendido.


    Na consultoria, eu sempre digo: pessoa vende para pessoa e que ninguém vende só produto/serviço. 

    Quando você entender que vende experiência, emoção, cuidado e lembrança…o jogo muda!  


    Pra mim, o carro não estava vendendo nada naquele momento, mas estava comunicando, e muito.


    Criatividade no comércio não precisa ser grandiosa viu? Às vezes, ela está no detalhe e no gesto simples e na leitura correta do tempo. É muito mais viável entender que datas comemorativas não são apenas oportunidades de venda, mas oportunidades de presença.


    E quem entende isso sai do óbvio e fica.


    Com carinho,

    Tamy 



    COMENTÁRIOS

    LEIA TAMBÉM

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.