Luiz Fernando Lukas
Varizes: exercícios são aliados na prevenção e alívio dos sintomas
Atividade física melhora a circulação, reduz inchaço e ajuda a controlar a insuficiência venosa
A atividade física fortalece a musculatura, melhora a circulação, reduz sintomas e ajuda a evitar o avanço das varizes.As varizes são veias dilatadas e tortuosas queafetam principalmente as pernas, causando desconforto, dor, inchaço e sensaçãode peso. Elas são causadas pelo mau funcionamento das válvulas venosas, quedeveriam impedir o refluxo do sangue, mas acabam permitindo seu acúmulo nasveias. As varizes são mais comuns em pessoas com predisposição genética,idosos, grávidas, sedentários, obesos e em quem fica muito tempo em pé ousentado.
A boa notícia é que a prática de exercíciosfísicos ajuda na prevenção e no controle da insuficiência venosa. A atividadefísica fortalece a musculatura, melhora a circulação, reduz sintomas e ajuda aevitar o avanço das varizes. O exercício melhora o retorno venoso, reduzsintomas como dor e inchaço, fortalece a musculatura das pernas e ajuda nocontrole do peso, diminuindo a sobrecarga sobre as veias.
As atividades mais indicadas para quem temvarizes incluem: caminhada, natação, hidroginástica, ciclismo, ioga, pilates,alongamentos e corrida leve.
Não existe uma lista de exercícios proibidos,mas alguns exigem mais cuidado, como levantamento de peso intenso, atividadesde alto impacto (CrossFit, Muay Thai, Zumba, Jump). Todas podem ser praticadas,desde que com atenção especial, acompanhamento de um profissional de educaçãofísica e a liberação do seu médico.
LUIZ FERNANDO LUKAS – PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃOFÍSICA - @luizfernandolukas




COMENTÁRIOS