"Ciao, Firenze”: 4 motivos que fazem da cidade o berço do repertório cultural ocidental

Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? Eu posso dizer que o meu ineditismo mais recente foi conhecer Florença, na Itália. A capital da região Toscana não é apenas uma cidade: é o ponto de partida do repertório cultural ocidental. Da arquitetura ao paladar, da joalheria à música, suas ruas estreitas contam uma história que continua a inspirar designers, artistas e inúmeros estetas ao redor do mundo.
Confira quatro motivos e indicações preciosas, que explicam o papel singular que Firenze ocupa para os que apreciam cultura, arte e conhecimento.
Four Seasons Florence: porta de entrada que une tradição e inovação à fiorentina
Four Seasons
Acervo Pessoal
Luiza Brasil
Acervo Pessoal
Instalado em palácios renascentistas, o Four Seasons Florence é muito mais do que uma hospedagem: funciona como um portal entre o passado e o presente. Não só o alto padrão de hospitalidade como também a arquitetura da propriedade localizada no Palazzo della Gherardesca, que já foi residência da família Medici e dos Della Gherardesca, transforma a estadia em uma imersão cultural: um dos maiores jardins particulares locais, que parecem galeria ao ar livre, acesso facilitado a experiências curadas de arte e gastronomia, e a conveniência de estar próximo aos maiores tesouros da cidade. Hospedar-se por lá é um ótimo ponto de partida para quem quer entender como Florença moldou o cânone ocidental sem perder o ritmo contemporâneo.
Coma no Bar Beni
Acervo Pessoal
Dica preciosa: se você aprecia uma boa gastronomia italiana, sem cair em clichês, reserve um tempo e conheça o Bar Berni ou o novíssimo Onde, principal restaurante de frutos do mar da cidade.
Firenze Card: a cidade como museu vivo
Que tal visitar museus em Firenze
Divulgação
Florença é uma galeria a céu aberto. A Catedral de Santa Maria del Fiore, também chamada de Duomo de Florença, revolucionou a arquitetura; a Ponte Vecchio conecta séculos de tradições e saberes; as praças e ruelas revelam uma espécie de museu vivo. Mas para os amantes das artes, museus como Uffizi e Accademia preservam obras protagonistas da história ocidental — Botticelli, Leonardo, Michelangelo, Donatello, entre outros.
Luiza Brasil
Acervo Pessoal
Uma dica importante aos que desejam “respirar arte” durante a estada na cidade é aderir ao Firenze Card. Ele é um passe turístico de Florença, que reúne a maioria dos museus e atrações da cidade em uma única compra. Com o cartão, você tem direito a uma entrada para cada atração participante e pode usar o acesso prioritário na fila em muitos locais. O cartão é válido por 72 horas e custa 85 euros.
Giulietta: a arte decorativa em verde e amarelo como patrimônio italiano
Giulieta
Acervo Pessoal
O ecossistema cultural de Florença cresceu sob o impulso do patronato e da prática artesanal organizada. A dinastia Médici, entre muitos outros mecenas, financiou, curou e conectou artistas, arquitetos, escribas e boticários, criando redes que transformaram ideias em obras públicas e privadas. E entre os pontos altos da artesania florentina, que inclui desenho, escultura e arquitetura, está um saber que é o misto de tudo isso: a joalheria. E entre os nomes que despontam no circuito de novas joalherias locais, está o nome de uma brasileira: Julia Tibério.
Com a sua Giulietta, a jornalista e joalheira tem atraído os olhares em dimensões globais para o seu trabalho, que preserva técnicas e saberes manuais em criações em ouro que podem ser tanto para o dia-a-dia, quanto para ocasiões especiais.
Giulietta (Giulietta Jewellery): Borgo San Jacopo 34 R, Florença, Itália
Florenze: Legado artesanal e herança que persiste até no universo pet
Florença
Getty Images
Ao visitar qualquer atelier em Florença, é perceptível uma cultura que valoriza a qualidade da matéria-prima e o prazer de viver. E esta dupla define uma identidade que continua a dialogar com moda, design e cultura contemporânea, inclusive para o segmento pet. Entre as minhas descobertas na cidade, destaco o Florenze - Luxury Pet Accessories, um atelier que desenvolve de maneira personalizada coleiras, guias, entre outros acessórios para animais de estimação. Seguindo os padrões da alfaiataria sob medida, seu cão ou gato tem acesso a acessórios customizados, com as técnicas impecáveis de manipulação do couro, que garantem não só a qualidade do produto, como também a ergonomia.
Florenze - Luxury Pet Accessories
Acervo Pessoal
Florença não é apenas mais um destino turístico: é um refúgio do repertório ocidental. Do renascimento à modernidade, torna-se um prato cheio para quem deseja nutrir a alma de curiosidade e beber da fonte da cultura viva em constante construção.
Nota: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Vogue Brasil.
Canal da Vogue
Quer saber as principais novidades sobre moda, beleza, cultura e lifestyle? Siga o novo canal da Vogue no WhatsApp e receba tudo em primeira mão!





COMENTÁRIOS