Seja bem-vindo
Belo Horizonte,01/10/2025

    • A +
    • A -

    Você limpa o ar-condicionado? Saiba por que isso pode impactar sua saúde e o bolso

    casavogue.globo.com
    Você limpa o ar-condicionado? Saiba por que isso pode impactar sua saúde e o bolso


    A família não mudou os hábitos, mas a conta de luz, de repente, aumentou de valor? A responsável pode ser a sujeira acumulada no filtro do ar-condicionado.
    “Quando o ar não circula direito devido acúmulo de sujeira, isso dificulta a passagem pelo evaporador, comprometendo a troca térmica e fazendo com que o ar-condicionado precise trabalhar mais tempo e com maior intensidade para resfriar o ambiente. Tudo isso aumenta o tempo e a intensidade de operação do compressor, que é o maior consumidor de energia no sistema e, como consequência, a conta de luz pode subir, em média, de 5% a 15% com filtros muito sujos”, explica o engenheiro de climatização Patrick Galletti, CEO do Grupo RETEC, empresa especializada em climatização e refrigeração.
    LEIA MAIS
    Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
    O aumento na conta de luz não é a única consequência desagradável da falta de limpeza do filtro do ar-condicionado, ela também pode resultar em maior desgaste dos componentes, risco de congelamento no evaporador, redução da vida útil do sistema, redução da eficiência térmica e até problemas de saúde.
    “Um aparelho mal higienizado pode se tornar um foco de contaminação silenciosa. O mofo acumulado e as bactérias que se proliferam dentro dos dutos podem provocar alergias, crises de asma e até doenças respiratórias mais graves”, alerta José Roberto Campanelli, diretor da rede de franquias de intermediação de serviços domésticos Mary Help.
    Com que frequência se deve limpar o filtro do ar-condicionado
    De modo geral, o filtro do ar-condicionado tem como principal função barrar impurezas, retendo partículas suspensas no ar, como poeira, poluição, pólen, ácaros, pelos de animais, entre outros. Em casa, sua limpeza deve ser feita a cada 10 a 30 dias, dependendo da percepção de acúmulo de poeira, ou mesmo se há, ou não, pets no ambiente.
    Independentemente do intervalo de dias, saber quando limpar o filtro do ar-condicionado não é difícil. Isso porque, além do aumento repentino na conta de luz, o aparelho costuma dar sinais de que está na hora de uma limpeza. “Se o eletrodoméstico começa a gelar menos do que antes, se o fluxo de ar está fraco ou se você sente um cheiro estranho ao ligá-lo, pode apostar: o filtro está pedindo socorro”, diz José Roberto.
    Como limpar o filtro do ar-condicionado
    Ambiente assinado pelo escritório Rawi Arquitetura + Design
    Rafael Renzo
    Segundo os especialistas, a limpeza do filtro do ar-condicionado não é complicada. Para realizá-la é preciso apenas pano limpo, água corrente e sabão neutro. O passo a passo é o seguinte:
    Desligue o ar-condicionado da tomada ou disjuntor;
    Abra a tampa frontal da unidade evaporadora;
    Remova o filtro;
    Lave com água corrente. Se necessário, use sabão neutro;
    Escove suavemente, se houver acúmulo de sujeira mais impregnada e aderente;
    Deixe secar naturalmente à sombra;
    Recoloque os filtros apenas após estarem 100% secos;
    Feche a tampa e religue o equipamento.
    Caso a pessoa queira, ela pode utilizar um aspirador de pó para retirar o acúmulo de sujeira, antes de lavar com água corrente, aconselha José Roberto, que ainda faz a seguinte recomendação: “O truque é não forçar a secagem com calor, como secador ou sol direto. Isso pode danificar o material do filtro.”
    Outras partes do ar-condicionado que merecem atenção
    Além do filtro, outras partes do ar-condicionado também merecem um olhar especial para garantir o bom funcionamento do aparelho. É o caso das aletas do evaporador, visíveis após a retirada do filtro; da bandeja de drenagem, para evitar mofo e mau cheiro; da saída de ar, que pode acumular pó; da condensadora (unidade externa), da qual devem ser retiradas folhas, sujeira e que deve ser feita a limpeza das aletas para manter boa troca térmica; e do dreno, para observar se há obstrução e evitar vazamentos.
    “Cuidar do ar-condicionado é mais do que uma questão de manutenção, é uma escolha por conforto, economia e saúde. A limpeza regular não apenas prolonga a vida útil do aparelho, como também garante um ar mais puro dentro de casa”, finaliza José Roberto.
    🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
    Revistas Newsletter




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.