Seja bem-vindo
Belo Horizonte,17/07/2025

  • A +
  • A -

PGR pede condenação de réus por uso da liberdade de expressão, avalia jurista

revistaoeste.com
PGR pede condenação de réus por uso da liberdade de expressão, avalia jurista


O jurista Andre Marsiglia, constitucionalista especialista em liberdade de expressão, afirmou que as condutas de Jair Bolsonaro e dos outros sete réus da ação por suposta tentativa de golpe de Estado apontadas como criminosas pela PGR estão amparadas pelo direito à liberdade de expressão.




+ Leia mais notícias de Política em Oeste




"A acusação é de terem os réus usado a liberdade de expressão em um país tomado pelo autoritarismo", escreveu Marsiglia em um post no X, sobre as alegações finais do procurador-geral da República, Paulo Gonet, protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF) no fim da noite desta segunda-feira, 15.






https://twitter.com/marsiglia_andre/status/1944977543494357281




O jurista explica que, resumidamente, Gonet acusa os réus de "terem 'dialogado', 'feito interlocuções' e 'atacado' com palavras as instituições democráticas, algo que não é crime, pois protegido pela liberdade de expressão. Muito menos crime de golpe de Estado".




Redigir decreto não é crime, explica jurista Andre Marsiglia




Sobre a famosa "minuta do golpe", mais uma vez, Marsiglia explicou que redigir um decreto não é crime. "O decreto é um instrumento legítimo, previsto na Constituição Federal, e ainda que sua finalidade não fosse lícita, ele não foi posto em prática, não podendo, portanto, ser uma conduta criminalizada", ensina.




O jurista ainda expõe um erro de lógica de Gonet, que defende a tese de que a conduta dos manifestantes do 8 de janeiro é culpa de Bolsonaro, pois refletiram o suposto “discurso radical e recorrente do ex-presidente, baseado em alegações infundadas de fraude nas urnas eletrônicas”.




"Ou seja, se alguém repetir o meu discurso, serei culpado pelo que esse alguém fizer? Isso é uma ofensa à obrigação de individualização da conduta", afirma Andre Marsiglia. "Se levada a sério, a própria narrativa da PGR afasta os crimes de que acusa os réus."




Depois da manifestação de Paulo Gonet, os réus também têm prazo para suas alegações finais.



O post PGR pede condenação de réus por uso da liberdade de expressão, avalia jurista apareceu primeiro em Revista Oeste.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.