Seja bem-vindo
Belo Horizonte,02/08/2025

  • A +
  • A -

Atlas/Bloomberg: desaprovação de Lula avança, e maioria rejeita tarifa de Trump

revistaoeste.com
Atlas/Bloomberg: desaprovação de Lula avança, e maioria rejeita tarifa de Trump


A mais recente pesquisa Atlas/Bloomberg, divulgada nesta terça-feira, 15, revela que a desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superou a aprovação entre os brasileiros.




O levantamento, realizado entre 11 e 13 de julho com 2,8 mil entrevistados, mostra um quadro de desgaste político para o petista, em um momento em que o país enfrenta tensões comerciais com os Estados Unidos.




Ao todo, 50,3% dos entrevistados disseram que desaprovam o governo Lula, e 49,7% aprovam.




Avaliação do governo Lula - 15/07/2025 | Foto: Reprodução/Atlas/Bloomberg



Apesar de rejeição a Lula, política externa é aprovada por 60,2% dos brasileiros




Apesar do aumento da desaprovação, o governo ainda conta com respaldo significativo na área internacional. A maioria dos brasileiros (60,2%) aprova a política externa de Lula, e 61,1% acreditam que ele representa o Brasil melhor do que Jair Bolsonaro em fóruns internacionais.




+ Leia mais notícias de Política em Oeste




Para grande parte da população, o alinhamento ideal do Brasil deve ser mais próximo dos países dos Brics (38,1%), seguidos pelos Estados Unidos (31,1%) e pela China (12,9%). A pesquisa também indica que 62,2% consideram injustificada a decisão do ex-presidente norte-americano Donald Trump de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, que deve começar a vigorar em agosto.






https://www.youtube.com/watch?v=XxNFlbJlSsg




Entre os que rejeitam as tarifas, 40,9% acreditam que a medida é uma retaliação de Trump contra o Brasil por sua participação ativa nos Brics, enquanto 36,9% veem influência da família Bolsonaro junto ao republicano e 16,8% apontam o Supremo Tribunal Federal (STF) como motivação, por decisões contra empresas americanas.




Diante desse cenário, 51,2% dos entrevistados defendem que o governo brasileiro deveria retaliar os Estados Unidos, enquanto 40,9% são contrários a uma reação mais dura. O tema tende a ampliar a pressão sobre o Palácio do Planalto, que tenta manter o discurso de equilíbrio diplomático e abertura ao diálogo.



O post Atlas/Bloomberg: desaprovação de Lula avança, e maioria rejeita tarifa de Trump apareceu primeiro em Revista Oeste.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.