Seja bem-vindo
Belo Horizonte,02/08/2025

  • A +
  • A -

Fome emocional ou compulsão alimentar? Entenda a diferença

metropoles.com
Fome emocional ou compulsão alimentar? Entenda a diferença

O diagnóstico de compulsão alimentar não é simples. O transtorno é frequentemente negligenciado ou confundido com questões emocionais menos complexas, como a fome emocional, por exemplo. Saber diferenciá-las é imprescindível para tratar a origem do problema.


Fome emocional ou compulsão?


O psicanalista especializado em saúde mental Guilherme Cavalcanti, da Segmedic, explica que existe uma diferença entre a fome emocional e a compulsão.


“A fome emocional refere-se à sensação de fome que não está relacionada com a necessidade física de comida, mas sim com estados emocionais, como estresse, tédio, solidão ou tristeza”, diz.



Assim, o comportamento pode levar a comer em excesso mesmo quando a pessoa já está satisfeita. Além disso, muitas vezes está associado a comer para lidar com emoções negativas.


Mulher com compulsão alimentar - Metrópoles
Compulsão alimentar pode estar relacionada à situações emocionais

A compulsão, por outro lado, é um distúrbio alimentar caracterizado por episódios recorrentes de ingestão excessiva e descontrolada de alimentos, geralmente em um curto período.


“Durante esses episódios, a pessoa sente uma perda de controle sobre o que está comendo e é incapaz de parar de comer, mesmo quando não está fisicamente com fome. Após esses episódios, muitas vezes há sentimento de culpa, vergonha e desconforto físico”, afirma o especialista.


Leia a notícia completa no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.


Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.