Contagem e Barreiro recebem 1º Festival do Tropeiro Mineiro
Foto: Castro Alves/Divulgação Na última sexta-feira (16/01), a culinária mineira ganhou destaque com o início do 1º Festival do Tropeiro Mineiro em Contagem e na região do Barreiro. O evento reúne, ao todo, 10 bares e restaurantes que apresentam releituras e versões autorais de um dos pratos mais tradicionais de Minas Gerais: o feijão tropeiro.
Durante dez dias, o público poderá percorrer o circuito gastronômico nos estabelecimentos participantes, experimentar o prato concorrente acompanhado de uma sobremesa criada especialmente para o festival e votar em seu favorito. Paralelamente, os participantes também serão avaliados por um júri técnico formado por sete especialistas da área de gastronomia e comunicação.
Os critérios considerados na avaliação são apresentação, sabor e criatividade, que irão definir os três melhores tropeiros desta primeira edição. Os vencedores, escolhidos tanto pelo voto popular quanto pela avaliação técnica, serão anunciados no evento de encerramento.
O evento se encerra no dia 25 de janeiro, a partir das 9h, no Shopping do Avião. Além da divulgação dos ganhadores e da comercialização dos pratos, o público poderá aproveitar apresentações de blocos de carnaval de Belo Horizonte, show de Paulinho Oliveira, cerveja gelada e a cerimônia oficial de entrega dos certificados aos bares e restaurantes premiados.
Curadoria especializada
A curadoria do festival é assinada por Rosilene Campolina, mestre em Gastronomia e Sustentabilidade. O júri técnico é composto por Bruno Baggio, influenciador do Food&Trip; Pedro Loscha, professor de gastronomia da Escola Chef Gourmet; André Azevedo, personal chef e integrante do Portal Chefachef; Sérgio Moreira, jornalista e apresentador do programa Minas Turismo Gerais; Téssia Pessoa, jornalista e apresentadora do programa A Hora do Fazendeiro, da Rádio Inconfidência; e Carla Costa, jornalista especializada em fotografia gastronômica e idealizadora do projeto Registro à Mesa.
Tradição à mesa
Símbolo da culinária mineira, o feijão tropeiro tem suas origens no Brasil Colonial, entre os séculos XVII e XVIII. O prato surgiu da necessidade dos tropeiros, responsáveis pelo transporte de mercadorias, pessoas e notícias por longas distâncias, de consumir alimentos nutritivos e de fácil conservação.
A receita original levava feijão quase sem caldo, farinha de mandioca ou de milho, carne seca, toucinho e sal, ingredientes que resistiam ao tempo e ao deslocamento, sendo armazenados em malas presas às selas dos animais. Com forte influência das culturas indígena, portuguesa e africana, o prato foi se transformando ao longo das gerações.
Com o passar do tempo, novos ingredientes como linguiça, ovos e couve foram incorporados à preparação, consolidando o feijão tropeiro como um dos maiores ícones da gastronomia de Minas Gerais.
Restaurantes e bares participantes
1. BOTECO NOVO
Endereço: Rua Jerson Coelho, 300 – Barreiro – BH/MG – DE TER, QUA E QUI DAS 17 ÀS 00h – TER E SAB DAS 17 ÀS 02:00h – DOM DAS 12 ÀS 00:00h
Nome do prato: Tropeiro Novo
2. CHEIRO E SABOR/DELICIAS DAS GERAIS
Endereço: Rua Rogério Luciano, 475 – Camargos – BH/MG – DE TER A DOM DAS 11 ÀS 14 – DE QUI A SAB DAS 18 ÀS 21:30
Nome do prato: Tropeiro Original Cheiro e Sabor
3. DONA GERALDA
Praça do Cristo, 122 – Milionários – BH/MG – SEG A QUI DAS 18 ÀS 23 – TER DE 18 À 01:00 – SAB DAS 14 À 01:00 – DOM DAS 10 ÀS 24:00
Nome do prato: Tropeiro Zé
4. EFIGÊNIA COZINHA TRADICIONAL
Rua Humberto de Moro, 391 loja 13 – Inconfidentes - Mercado Central de Contagem/MG – DE SEG E TER DAS 08 ÀS 16, DE QUA A SAB DAS 08 ÀS 19 – DOM DAS 08 ÀS 14:30 (Aos domingos a entrada no Mercado Central é permitida até às 13h)
Nome do prato: Tropeiro do EFI
5. ESPETINHO DA ANA
Rua Afonso Pena, 34 – JK – Contagem/MG – DE SEG A SAB DAS 17 ÀS 2h
Nome do prato: Tropeiro da Ana
6. POINT DO JAPA
Av. João Gomes Cardoso, 900 – Jardim Laguna – Contagem/MG – DAS 11 ÀS 15 E DAS 18 ÀS 23:59
Nome do prato: Tropeiro do Japa
7. QUINTAL DO CHICO
Rua Anhangá, 541 – Novo Eldorado – Contagem/MG – DE SEG A SAB DAS 11 ÀS 14
Nome do prato: Tropeirada Duchico
8. RESTAURANTE DA BIA
Rua Cristina Maria Assis, 353 - California – BH/MG – DE SEG A SEX DAS 11 ÀS 15
Nome do prato: Tropeiro da Bia
9. TIO CHICO CHOPERIA
Alameda dos Sabiás, 393 – Cabral – BH/MG - DE SEG A QUI DAS 16 À 00:00 – SEX DAS 16 ÀS 02:00 – SAB DAS 11 ÀS 02:00 – DOM DAS 11 À 00:00
Nome do prato: Tropeiro Desconstruído
10. SPACE GRILL REST E EVENTOS
Rua Norberto Mayer 16 – Eldorado – Contagem/MG – DE 11:30 ÀS 14 DE SEG A SEX ALMOÇO – À NOITE: TER E SAB
Nome do prato: Tropeiro na cesta de costelinha - sabor que acolhe





COMENTÁRIOS