Rachel Capucio
Exposição “Viagens e Mútua Recognição” celebra a conexão entre Luxemburgo e Pernambuco através da arte de Joanna Scharlé
Exposição “Viagens e Mútua RecogniçãoEntre os dias 7 e 14 de outubro, o Studio d'Opéra Luxembourg e a Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco (BPE) abre suas portas para a exposição “Viagens e Mútua Recognição”, uma celebração cultural que une Luxemburgo e Pernambuco em um diálogo artístico e afetivo. Destaque para a artista plástica Joanna Scharlé, conhecida no meio artístico apenas como Scharlé, cuja trajetória reflete a essência do intercâmbio entre os dois países.
Artista plástica brasileira e luxemburguesa, Scharlé é bisnetade Albert Scharlé, luxemburguês responsável por introduzir a siderurgia no Brasil. Desde jovem, frequentou escolas europeias e americanas, o que ampliou ssua percepção estética e consolidou uma formação artística plural ecosmopolita.
“Tenho o prazer de apresentar ao mundo meu olhar através de esboços, traços, desenhos e pinturas com tons fortes, baseados no Expressionismo, um dos primeiros movimentos de vanguarda a valorizar a subjetividade e a expressão emocional do ser humano”, declara a artista.
A mostra integra uma programação que também inclui apresentação musical do luxemburguês Radu Pantea, membro fundador e diretor artístico do Studio d’Opera do Luxembourg.
Como professor, maestro e organista, Radu Pantea trabalha desde 2017 uma vez por semestre no Brasil em um projeto iniciado com acolaboração de Klaus Billand, do “Der Neue Merker” (Viena, Áustria) e Tiago Carneiro Lima, do “Lima & Falcão” (Recife, Brasil), e coproduzido com o“Studio d' Opéra Luxembourg”.
Informações:
Hall da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco
Horário: 8h às 20h45
Entrada gratuita




COMENTÁRIOS