Seja bem-vindo
Belo Horizonte,11/02/2026

    • A +
    • A -

    Natalia Abreu (Candy Nat)

    O que é Pin-Up?

    O que é Pin-Up?


    O que é Pin-Up?

    O que é Pin-Up?

    Pin-up é um termo que se popularizou na década de 1940, durante o período da Segunda Guerra Mundial. A tradução mais próxima para o português é “pendurar”. Os soldados da Segunda Guerra Mundial penduravam ilustrações de mulheres com uma sensualidade sutil nas paredes dos alojamentos para trazer um ar de alegria e descontração, já que o momento era de tensão devido ao conflito. Essas ilustrações eram muitas vezes pinturas ou recortes de calendários, onde o termo "garotas de papel" também se popularizou.




    Gill Elvgren

    Entre os vários nomes da Arte Pin-Up, um que merece grande destaque é Gillette Alexander Elvgren, mais conhecido como Gil Elvgren (15 de março de 1914 – 29 de fevereiro de 1980). Gil Elvgren foi um pintor norte-americano que começou a pintar pin-ups de calendário para Louis F. Dow, uma das principais editoras americanas da época.




    Alberto Vargas

    Outro grande nome da arte Pin-Up é Joaquim Alberto Vargas, conhecido como Alberto Vargas (9 de fevereiro de 1896 – 30 de dezembro de 1982), pintor peruano. Uma de suas criações foram as Vargas Girls. Vargas se inspirava em bailarinas e atrizes norte-americanas. Fez trabalhos para as revistas Esquire e Playboy. Atualmente, seu nome é conhecido como o Pai das Pin-ups.




    Jules Chéret

    Mesmo com a popularização do termo Pin-up somente nas décadas de 1930 e 1940, bem antes do nome Pin-up ser usado, o pintor e litógrafo francês Jules Chéret (1836 – 1932) trouxe os primeiros cartazes onde eram nítidos os traços do corpo feminino e suas suaves poses. Seus cartazes eram utilizados em tavernas e em peças de teatro, onde combinavam as suas imagens com pequenos textos, o que atraía bastante a atenção do público. As mulheres de suas obras foram conhecidas como as Chérettes que, para a época, representavam mulheres de espírito livre que se sentiam mais à vontade para fazer atividades não tão comuns para a época, como usar espartilhos coloridos e fumar em público. Jules Chéret ficou conhecido como o pai da libertação das mulheres.



    Charles Dana

    Charles Dana Gibson (14 de setembro de 1867 – 23 de dezembro de 1944) foi um ilustrador norte-americano, criador de um perfil de mulher icônico do final do século XIX e início do século XX. Suas ilustrações são conhecidas como Gibson Girls, e ele foi reconhecido como o primeiro padrão estético feminino dos Estados Unidos. Elas têm como características nariz e boca delicados e olhos grandes. Sempre bem trajadas, passam a imagem de uma mulher bem-educada, mas que, ao mesmo tempo, buscava independência, realização pessoal e era dedicada aos estudos.



    Pin-Ups na Publicidade

    As Pin-ups também foram utilizadas como forma de publicidade. No período da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos usavam a arte Pin-up com trajes militares para moldar a opinião pública sob um ponto de vista patriota. Foram usadas também como “Arte de Nariz” nos aviões de guerra. Foram utilizadas também como temas de propaganda de bebidas e eletrodomésticos.






    Pin-Ups Brasileiras

     Vicente Caruso fez ilustrações Pin-Ups com temas que retratam a cultura brasileiraentre os anos de 1940 á 1970. 





    Melindrosas (Fleppers)

    Com o final da Primeira Guerra Mundial, as Gibson Girls logo se tornaram um padrão de mulher ultrapassado. Com o início do movimento sufragista, um novo estilo se popularizou nos anos de 1920, chamado de Melindrosas (em inglês, Flappers). As Flappers desacatavam a conduta da época e foram uma verdadeira evolução em questão de moda. Abandonaram os espartilhos, seus cabelos eram sempre muito curtos, usavam roupas retas que passavam uma imagem de conforto e, ao mesmo tempo, elegância, e dançavam jazz de forma provocativa.



    Betty Grable

    A atriz Betty Grable foi uma das modelos Pin-Up mais relevantes da década de1940, tendo mais de 5 milhões de cópias da imagem acima sendo distribuídas noperíodo da Segunda Guerra. O seu sucesso foi maior pelo filme “Pin-Up Gilr “lançado pelo estúdio 20th Century Fox em 1944.



    Bettie Page

    Bettie Page é a modelo Pin-Up mais famosa e é considerada a “Rainha das Pin-Ups".Teve seu estouro na década de 1950. Atuou em filmes mas seu estrelato veioprincipalmente por suas fotos em estilo sensual quebrando padrões conservadoresda época.



    Marilyn Monroe

    Norma Jeane Mortenson, mais conhecida como Marilyn Monroe, foi uma atriz, modelo e cantora norte-americana. Ela é um dos maiores símbolos sexuais do século XX e teve como marca registrada seus cabelos loiros e volumosos. Seus principais filmes são: “O Pecado Mora ao Lado”, “Os Homens Preferem as Loiras” e “Quanto Mais Quente Melhor”.



    Pin-Ups na Contemporaneidade

    O termo "Pin-up" passou a ser considerado um estilo na década de 1980, quando houve um revival dos anos 1950 na América e na Europa, fazendo ressurgir o estilo de música Rockabilly (rock dos anos 50) e o estilo Pin-up. Hoje, o estilo conta com algumas vertentes que misturam a estética antiga com elementos da atualidade. Atualmente, as Pin-ups são mulheres que se vestem com elementos das décadas de 1940 e 1950, fazem ensaios fotográficos com o tema, realizam performances e apresentações temáticas em eventos, entre outras atividades.




    Conheça  meu trabalho nas Redes Sociais:  
    @candy_nat_pinup
    https://linktr.ee/CandyNat?utm_source=linktree_admin_share








    COMENTÁRIOS

    LEIA TAMBÉM

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.