Seja bem-vindo
Belo Horizonte,01/10/2025

    • A +
    • A -

    TV Kyko Tropical: a força da Comunicação Popular e do trabalho em família


    TV Kyko Tropical: a força da Comunicação Popular e do trabalho em família Foto: Mateus Moraes

    Em meio às ruas movimentadas de Belo Horizonte, um personagem de chapéu branco e gravata marcante tem chamado atenção nas ruas e nas redes sociais: Kyko Tropical, criação de Renato Rodrigues da Silva, mais conhecido artisticamente como Nato Matrix. 

    Gari por profissão, artista por essência e empreendedor por vocação, Renato transformou sua vida em palco e deu origem à TV Kyko Tropical, um projeto independente que mistura informação, arte, moda e entretenimento. 

    Sua idealização possui a assinatura da periferia mineira e enaltece os guerreiros e guerreiras que labutam a cada dia, transformando suas lutas cotidianas em narrativas de resistência, cultura e esperança.

    Foto: Mateus Moraes

    De origem humilde ao palco das artes

    Renato começou cedo no universo artístico. Ainda jovem, participou de cursos de teatro e música no Programa Toriba. Mais tarde, acumulou aprendizados e amizades com nomes da cena cultural mineira, como o cartunista Son Salvador, o coreógrafo Evandro Passos e a jornalista Polly Andrade, hoje porta-voz do Mineirão. 

    Além disso, Renato participou do filme independente Jardim Tropical ao lado dos atores Bernardo Firaletti e Eduarda Fernandes. A trama conta a história de uma jovem que tenta impedir a construção de um shopping center em sua comunidade. 

    Antes de se consolidar como artista, sua trajetória foi marcada por uma sucessão de empregos: servente de pedreiro, faxineiro, auxiliar de instalação de ar-condicionado, orientador de estacionamento, locutor de loja e fiscal. Hoje, além de manter seu trabalho como Gari Multi-Tarefa da Prefeitura de Belo Horizonte, Renato dá vida a um universo criativo que o acompanha desde a infância.


    Foto: Arquivo Pessoal

    Seus múltiplos talentos convivem em paralelo com a rotina de trabalho na PBH:

    “Hoje eu também sou ator, músico, compositor, palhaço, animador, influenciador, poeta, repórter e apresentador”, relata. Renato faz questão de destacar que nada realiza sozinho. Seus projetos são construídos ao lado da esposa, Jéssica Oliveira, conhecida como Jhessy Matrix, e do filho de 4 anos, Abraão Moisés Rodrigues Oliveira, de nome artístico Abraão Moisés Matrix. “Estou incentivando ele a ingressar na área artística e no mundo da moda”, afirma, ao revelar os planos para o futuro da criança.

    A criação do personagem Kyko Tropical

    O personagem nasceu de uma inquietação criativa. Após interpretar o nordestino Braga Aragão Cana Dura, Renato decidiu criar algo com sua identidade própria. Com figurino preto e branco e chapéu característico, nasceu o Kyko Tropical, devidamente registrado na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

    O personagem ganhou espaço em programas de TV, reportagens e até celebrações históricas. Ganhou notoriedade no programa Grafite (SBT/TV Alterosa), apresentado por Dudu Schechtel. Vale destacar que o Kyko Tropical ficou no ar durante três anos no programa e tudo começou após ser aprovado em um teste de elenco, no qual Renato havia interpretado o icônico Quico, do programa Chaves. 

    “Para que eu conseguisse acesso ao SBT/Alterosa, contei com o apoio do apresentador Dudu, da produtora Larissa de Oliveira e do diretor Leonardo Padilha”, relembra.

    Entre humor, crítica e representatividade, Kyko Tropical se tornou porta-voz de uma comunicação feita pelo povo e para o povo.


    Foto: Mateus Moraes

    TV Kyko Tropical: uma plataforma de possibilidades

    Mais do que um personagem, Renato estruturou a TV Kyko Tropical, canal multiplataforma que já marcou presença no YouTube, TikTok, Kawi e Instagram, além de eventos culturais. Com apoio da esposa Jhessy Matrix e do filho de 4 anos, Abraão Moisés, o projeto nasceu como extensão da família, mas cresce a cada dia com novos colaboradores.

    “Quem fez nossa logomarca foi um jovem daqui da comunidade do Alto Vera Cruz, o Fagundes. O desenho do Kyko Tropical foi feito pelo ilustrador Wilker Alberto e o boneco de feltro foi produzido pela Lidiane Patente. Por fim, quem me ajudou a registrar o personagem e a TV Kyko Tropical foi a filósofa Marcela Teófilo, professora formada pela UFMG”, relata, destacando a importância do apoio coletivo e das parcerias que fortaleceram sua trajetória.

    Além disso, Renato relembra o apoio do pastor Fabrício Damisson no impulsionamento e divulgação da TV Kyko Tropical. Ele também cita a jovem artesã e empreendedora do Décor Art'Fest, Pollyana Polly , do Alto Vera Cruz, que criou o boneco Biscuit do personagem  Kyko Tropical.

    O objetivo do seu projeto é ambicioso: consolidar a TV como uma produtora independente capaz de gerar conteúdo sobre moda, cinema, música, cultura, política e cotidiano. Para isso, Renato busca patrocínios e parcerias que permitam investir em câmeras, iluminação, microfones e ilha de edição. 

    “Quero criar uma estrutura que dê espaço para artistas locais, músicos, atores e influenciadores da periferia. Uma TV que fala de tudo, igual às grandes emissoras digitais, mas com alma popular”, afirma.

    Ele diz que gerenciar uma produtora de TV independente não é fácil, mas que ele sonha em ter uma equipe formada por produtores, diretores, editores, jornalistas e outros do ramo “para o trabalho da TV Kyko Tropical andar e gerar renda para mantê- la na ativa”. 

    Além da TV, Nato Matrix busca patrocínio para “transformar os bonecos do Kyko Tropical e Kykinho Tropicalzinho em bonecos de plásticos, borrachas, blusas, chinelos e outros objetos”. Sua visão de futuro visa, ainda, fomentar o entretenimento infantil. Para isso, tem como objetivo “conseguir diretores e produtores de desenhos animados com os nossos personagens e até realizar um sonho antigo de ver o Kyko Tropical nas telonas, na telinha e em um programa de TV”. 

    Família Matrix nos bastidores do programa Terraço Podcast/ Foto: Arquivo Pessoal

    Uma carreira plural

    Renato acumula experiências que mostram sua versatilidade e resiliência. Já atuou em mais de seis curtas-metragens (Jardim Tropical, Cadeira Vazia, Quem Matou Suely Neves, Além da Montanha, Enquanto Esperamos e Igreja Revolucionária dos Corações Amargurados), além do longa O Contador de Histórias e de festivais de Cinema Nacional e Internacional.

    No filme Cadeira Vazia, por exemplo, Nato Matrix colaborou com a direção e roteiro da trama, que hoje integra a Competitiva de Curtas no Festival de Cinema de Diamantina (Cinediamante Minas Gerais). 

    Também participou da série de dez capítulos Muito Além do Play, ainda inédita nos cinemas e na TV. No universo publicitário, Nato Matrix atuou no comercial de fim de ano do Canal Futura, intitulado O Futuro é Assim.

    No teatro, esteve em cena no Palácio das Artes, em espetáculos como Viva Ópera e Aida. Como músico, lançou faixas em parceria com Jhessy Matrix e o MC Loro, com produção do DJ Joseph Carvalho, transitando entre o estilo ostentação e o consciente.

    Equipe do filme independente Jardim Tropical / Foto: Arquivo Pessoal

    Sua trajetória ainda inclui experiências como modelo da agência Talentos Brilhantes, radialista em uma rádio comunitária FM e presença em podcasts como Fala Papai e Terraço Podcast, sempre acompanhado da família.

    O personagem Kyko Tropical, sua marca registrada, já apareceu em diferentes veículos e eventos de destaque: participou da comemoração dos 60 anos da TV Globo, foi citado no Bom Dia Minas e no Hora 1, estampou páginas do Estado de Minas e até apareceu no jornal Hoje em Dia com a inusitada receita da “Batata Matrix”.

    Renato também desfilou no New Fashion Time e fez cobertura jornalística do aniversário de 1 ano da Revista Salto, além de estampar revistas de centros culturais e firmar parcerias com a Celebrity Models e a Top Model Brasil BH. Em sua trajetória política, foi candidato a vereador em Belo Horizonte nas eleições de 2012 e 2016.

    Além disso, já participou de videoclipes profissionais e tem um clipe do Kyko Tropical em posse da TV Alterosa/SBT.

    Apesar dos desafios, Renato sempre ressalta sua base: “Quem me dá força e caminha comigo em primeiro lugar é Deus, minha esposa Jhessy Matrix e o nosso filho Abraão Moisés. Sem esses dois eu não tenho estruturas”.

    Foto: Mateus Moraes

    Entre espiritualidade e a fé

    A vida de Renato também é marcada pela espiritualidade e visões de outro mundo. Ele e a esposa relatam experiências sobrenaturais desde a infância, mas encontram equilíbrio na fé em Deus e no desejo de construir um futuro sólido para o filho. 

    Apesar de sentir medo ao ter essas experiências, Renato relata: “Eu e a Jéssica (Jhessy Matrix) buscamos o todo poderoso, que é Deus, para nos ajudar. Já nos disseram que isso é um dom que adquirimos na infância. Vimos coisas em sonhos, na realidade, nas ruas, nas casas… Mas, procuramos esquecer e deixar essas coisas de lado e pensar em algo muito bom que é viver ao lado de Deus”, afirma. 

    A força que vem da família

    Além de contar com o apoio da esposa e do filho, Renato viu em seus pais a base de amor, afeto e fé que sustenta sua caminhada. Foi no lar simples, mas cheio de ensinamentos, que aprendeu o valor da solidariedade e da confiança em Deus.

    Na infância, lembra com carinho dos momentos ao lado da família, quando se divertia assistindo aos Trapalhões e vivia a magia do Natal, sempre marcado pela fartura preparada por sua mãe: lasanha, pernil, peru e inúmeras sobremesas. “Era uma maravilha”, recorda.

    Hoje, sua mãe já não está presente entre nós (faleceu em 2021, aos 69 anos), mas, como uma evangélica dedicada, deixou um legado de fé e valores que permanecem vivos em Renato. Ao lado do pai, que segue firme aos 94 anos, ela continua sendo inspiração para que ele mantenha o coração voltado ao que é essencial: Deus, a família e o sonho de transformar a realidade por meio da arte.



    Nato Matrix e Jhessi Matrix na capa da Revista do Empreendedor Cristão / Foto: Arquivo Pessoal


    O próximo passo


    Com presença crescente nas redes sociais e visibilidade em mídias tradicionais, Renato Rodrigues sonha alto: transformar a TV Kyko Tropical em uma referência da comunicação digital independente em Minas Gerais. Mais do que um projeto pessoal, ele enxerga sua iniciativa como uma ponte para outros talentos.


    Um dos objetivos da TV Kyko Tropical é ajudar artistas independentes e profissionais do cenário da moda na divulgação dos seus trabalhos. Em contrapartida, conta também com o apoio desses mesmos parceiros, que fortalecem o projeto e contribuem para sua continuidade. “Nas grandes emissoras de TV é assim que funciona, cada um ajudando o outro a decolar. Mas, eu também sou muito solidário. Gosto de ajudar as pessoas a ser alguém na vida também”, diz. 


    Por fim, Renato resume sua visão de futuro com emoção “Meu sonho é simples e gigante ao mesmo tempo. É sobre crescer junto, compartilhar espaço e mostrar ao mundo que a periferia tem voz”.


    Foto: Mateus Moraes

    Abaixo, alguns certicados, créditos e fotografias que retratam a trajetória artística de Nato Matrix e do personagem Kyko Tropical:





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.